Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Vacina Covid-19: Gatos podem desempenhar papel importante, diz pesquisa

A investigação, que se baseia na forma como a Covid-19 afeta os animais de estimação, foi publicada esta terça-feira pelo Proceedings of the National Academy of Sciences.

Vacina Covid-19: Gatos podem desempenhar papel importante, diz pesquisa
Notícias ao Minuto

09:30 - 30/09/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Uma nova pesquisa afirma que os gatos podem desempenhar um papel importante na procura por uma vacina contra o novo coronavírus.

A investigação, que se baseia na forma como a Covid-19 afeta os animais de estimação, foi publicada esta terça-feira pelo Proceedings of the National Academy of Sciences e estudou sete gatos e três cães infetados pelo vírus.

Os investigadores da Colorado State University descobriram que, embora os gatos possam infetar outros gatos por meio do contacto direto, os cães não espalham o vírus entre si. Nenhum dos animais desenvolveu sintomas clínicos durante estudo.

“Os gatos são altamente suscetíveis à infeção, com um período prolongado de eliminação viral oral e nasal que não é acompanhada de sinais clínicos e são capazes de transmissão por contacto direto para outros gatos”, escreveram os investigadores. “A resistência à reinfeção é uma promessa de que uma estratégia de vacina pode proteger gatos e humanos”. 

Como os gatos podem espalhar o vírus entre si e têm uma forte resposta imunológica natural ao vírus, os investigadores sugerem que estes podem ser úteis para ajudar a testar as vacinas candidatas.

“Os gatos desenvolvem níveis significativos de anticorpos neutralizantes e são resistentes à reinfeção, embora a duração da imunidade não seja conhecida atualmente. Isso pode ser uma medida útil para os testes de vacinas candidatas tanto humanas quanto animais”, disseram os investigadores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório