Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Um simples exame de sangue pode revelar a gravidade da Covid-19

De acordo com estudo publicado na JAMA Network Open, um marcador padrão dos exames de sangue de rotina pode servir como um alerta sobre o prognóstico da Covid-19.

Um simples exame de sangue pode revelar a gravidade da Covid-19
Notícias ao Minuto

07:55 - 29/09/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Um estudo recente, publicado na JAMA Network Open, sugere que um marcador padrão dos exames de sangue de rotina pode prever a gravidade e o risco de morte da Covid-19.

O marcador em questão é o RDW (sigla em inglês) que mede a amplitude de distribuição dos glóbulos vermelhos. Segundo a FoxNews, quanto mais elevado for o RDW, maior o risco de morte face a problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, doenças pulmonares, gripe e cancro.

De acordo com os autores do estudo, este componente no sangue pode também oferecer a estratificação do risco ao paciente para a Covid-19. Os investigadores do Massachusetts General Hospital analisaram o RDW em 1.641 pacientes com coronavírus em tratamento no Hospital Geral de Massachusetts, Hospital Brigham and Women, North Shore Medical Center e Newton-Wellesley Hospital entre 4 de março e 28 de abril

No geral, 31% dos pacientes com resultados de teste RDW acima do normal morreram, em comparação com 11% daqueles com valores considerados normais.

O estudo concluiu que, nesse grupo de pacientes, "o RDW medido na admissão e durante a hospitalização foi associado a um aumento estatisticamente significativo na mortalidade. RDW é um teste laboratorial de rotina que pode ser útil na estratificação de risco de pacientes hospitalizados com Covid-19".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório