Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Por que é que os gatos se lambem? Toda a verdade

Os gatos necessitam de se limpar de forma a eliminar qualquer sujidade acumulada no pelo, parasitas ou pelo morto. Porém, esse não é o único motivo que explica este comportamento típico dos felinos.

Por que é que os gatos se lambem? Toda a verdade
Notícias ao Minuto

17:00 - 28/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gatos

O seu gato passa horas intermináveis a lamber-se? Acredite, ele sabe o que está a fazer. 

Os bichanos são animais extremamente limpos, como tal se reparar que o seu felino lambe regularmente as patas, a cauda, lombo ou a barriga, não há motivos para preocupação. O gato está somente a realizar a sua higiene, eliminando o pelo morto, parasitas e sujidade que se possam ter instalado, revela um artigo publicado no portal especializado Perito Animal. 

Uma forma de demonstrar afeto e carinho

Quando nascem, é a mãe quem os mantêm limpos lambendo-os constantemente. Entretanto, a partir das três semanas de vida, os bichanos começam a limpar-se a si próprios e a lamberem-se entre si, quer para higienizar certas zonas que não conseguem alcançar, como por exemplo as orelhas, a nuca e o pescoço, mas também para reforçar a relação entre os irmãos e a mãe, explica o Perito Animal. 

Ou seja, se o seu gato lhe lambe as mãos, rosto ou braços, tal significa que o vê como parte da 'ninhada' e está a mostrar o quanto gosta de si.

Será stress?

Acha que o seu gato se limpa excessivamente? Caso note que o seu animal passou subitamente a lamber-se durante mais tempo e com mais intensidade, então poderá estar a sofrer de stress ou de ansiedade. 

Por vezes, quando por alguma razão os bichanos se sentem nervosos lambem como forma de descomprimir e em busca de alívio.

Segundo o portal Perito Animal, se suspeitar que o seu gato se está a lamber em demasia (comparativamente ao que fazia) procure entender qual é a origem do stress e consulte um veterinário. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório