Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Redução da mortalidade pode estar associada a vitamina

Um novo estudo sugere que a redução do risco de morte por Covid-19 pode estar associada a níveis adequados de vitamina D.

Covid-19: Redução da mortalidade pode estar associada a vitamina
Notícias ao Minuto

08:00 - 28/09/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Desde o início da pandemia que dezenas de artigos científicos encontraram uma relação entre a deficiência de vitamina D e os casos mais graves de Covid-19. Mas vários cientistas alertaram para a falta de provas que sustentem essas afirmações. 

Agora, investigadores da  Escola de Medicina da Universidade de Boston apresentam novas evidências que sugerem que obter vitamina D em níveis adequados pode ajudar na proteção de indivíduos hospitalizados infetados com Covid-19.

Para chegar a esta conclusão, foram analisados dados de 235 pessoas hospitalizadas com Covid-19. Os investigadores descobriram que pacientes com mais de 40 anos tinham 51,5% menos probabilidade de morrer se tivessem um nível suficiente de vitamina D, que eles definem como sendo pelo menos 30 ng/mL.

“Este estudo fornece evidências diretas de que a suficiência de vitamina D pode reduzir as complicações, incluindo a tempestade de citocinas (libertação de proteínas no sangue muito rapidamente) e, por fim, morte por Covid-19”, disse o principal autor do estudo e professor de medicina, fisiologia e biofísica e medicina molecular, Michael F. Holick, citado pela Forbes.

Os autores do estudo apontam, porém, algumas limitações. “Alguns fatores, como o tabagismo e o status socioeconómico, não foram registados em todos os pacientes e podem ter um impacto plausível na gravidade da Covid-19. Além disso, o teste de RT-PCR não foi realizado em todos os pacientes com sinais clínicos de Covid-19”.

Leia Também: Apanhar Covid e gripe ao mesmo tempo duplica risco de morte, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório