Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Fumar cigarros eletrónicos na gravidez pode afetar cérebro do bebé

Exposição do útero aos químicos de cigarros eletrónicos aromatizados pode causar hiperatividade na criança.

Fumar cigarros eletrónicos na gravidez pode afetar cérebro do bebé
Notícias ao Minuto

08:55 - 24/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde dos bebés

Fumar este tipo de cigarro durante a gestação aumenta o risco do bebé vir a sofrer de problemas comportamentais, alerta uma nova pesquisa, divulgada no jornal britânico Mirror Online. 

O líder do estudo, o professor Mathilakath Vijayan, disse: "os sabores dos cigarros eletrónicos atenuam a perceção sensorial e provocaram hiperatividade nos embriões em desenvolvimento de peixes-zebra". 

Entretanto, fumar tabaco convencional na gravidez já havia sido anteriormente associado ao aparecimento de  TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e autismo em crianças. 

Os dados apurados recentemente, publicados no periódico Biology Letters, sugerem que o ato de 'vaping' pode estimular também o desenvolvimento de condições neurológicas. 

As experiências conduzidas em peixes-zebra indicam que o cigarro eletrónico prejudica a formação da estrutura do cérebro do bebé. Sendo que o desenvolvimento embrionário dos seres humanos é surpreendentemente similar à daquela criatura marinha. 

As toxinas do fumo podem ser absorvidas pelo feto e ter um efeito na química do cérebro, explicou o professor Vijayan.

"Fumar cigarros eletrónicos na gravidez expõe o crescimento do cérebro da criança a esses químicos e o nosso estudo sugere que os aromas desses cigarros são especialmente danosos". 

"Testámos os efeitos de cigarros com sabor a framboesa e canela e de outros sem sabor, sem e com nicotina", contou o professor. 

"Enquanto que os cigarros eletrónicos sem sabor não tiveram qualquer impacto, os que eram aromatizados mesmo sem nicotina, causaram alterações comportamentais profundas". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório