Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Regressar às aulas em tempos de Covid: Como posso ajudar o meu filho?

"A pandemia por Covid-19 trouxe inúmeros desafios à vida quotidiana. As crianças, tal como os adultos, estão a sentir essas mudanças de forma profunda. O regresso às aulas é um marco importante e desejado por muitos alunos, mas pode ser também motivo de medo, ansiedade e insegurança", afirma Catarina Figueiredo, pediatra no Hospital CUF Cascais e na Clínica CUF S. Domingos Rana, num artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Regressar às aulas em tempos de Covid: Como posso ajudar o meu filho?
Notícias ao Minuto

07:10 - 22/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pediatra explica

Para que os pais possam ajudar a criança a ultrapassar esta etapa da melhor forma possível, é necessário que estejam esclarecidos em relação à pandemia e suas implicações na rotina escolar. Para isso, devem conhecer e seguir as recomendações de saúde pública e informar-se sobre a forma como essas recomendações estão a ser aplicadas na prática em cada contexto. É essencial que se estabeleça uma relação de proximidade entre pais, escola e educadores, para que todos se sintam calmos e em segurança. Lembre-se que um ambiente familiar estável é imprescindível para que a criança crie modelos positivos e desenvolva competências a nível social, emocional e intelectual.

Esclarecer as dúvidas da criança

É fundamental que os pais conversem com a criança abertamente, o tempo que for necessário, de maneira adequada ao seu desenvolvimento e ano de escolaridade.

- Esclareça todas as dúvidas. Deixe a criança falar, expondo aquilo que a preocupa. Se a criança tiver dificuldade em expor os sentimentos, encoraje-a de forma empática, explicando-lhe que está aqui para a ajudar.

- Tente reduzir as incertezas da criança, de forma a reduzir as preocupações. Pergunte-lhe se há alguma situação que queira ver esclarecida antes de regressar à escola, como por exemplo: qual o horário escolar, quais as crianças que vão ficar no seu grupo. Essas informações podem ser facilmente acessíveis se contactar a escola ou o professor.

- Seja claro em relação às mudanças que são expectáveis na rotina diária e no ambiente escolar, como a necessidade de usar máscara ou o distanciamento social.

- Faça-a entender que é normal sentir-se ansiosa, frustrada ou com medo em algumas ocasiões, e que todas as suas preocupações são importantes.

- Assegure-a de que fará tudo o que estiver ao seu alcance para a ajudar e que, mesmo quando está longe, há outros adultos, nomeadamente os professores, que a poderão ajudar.

Planear o regresso

Após vários meses de confinamento e de aprendizagem em casa, o regresso à nova normalidade tem necessariamente de ter em conta as mudanças no ambiente escolar e social das crianças. Para que a criança se sinta segura e feliz, é fundamental que o cuidador planeie a entrada na escola de forma antecipada.

Se a criança manifestar sentimentos negativos em relação à escola, reveja com ela as coisas positivas, como a possibilidade de estar com os amigos e professores e de continuar a aprender coisas novas. Relembre-a de acontecimentos felizes que ocorreram com os colegas e professores.

Caso seja possível, promova uma visita às instalações da escola antes das aulas começarem, sobretudo se a criança estiver a frequentar a escola pela primeira vez.

Comece desde já a estabelecer em casa uma rotina que permita uma melhor transição para os dias de escola, podendo esta incluir restrições nos tempos de ecrãs e videojogos, bem como a antecipação da hora de deitar.

Notícias ao MinutoCatarina Figueiredo© DR

A segurança primeiro

Relembre à criança, com frequência, as regras que permitem o regresso às aulas em segurança, sem que isso a deixe demasiado alarmada.

Uma das melhores medidas para manter a criança protegida da COVID-19 e de outras doenças é a lavagem frequente das mãos com água e sabão, que pode ser explicada com facilidade, mesmo a crianças mais pequenas.

Para algumas crianças, a necessidade de usar máscara pode ser um problema. Se possível, oiça as suas opiniões na escolha da máscara. Treine com ela a utilização da máscara. Pode fazê-lo em pequenos passos: vendo as outras pessoas a usar máscara, colocando a máscara por pequenos períodos e posteriormente durante mais tempo, nomeadamente em atividades do seu interesse, como passeios ou enquanto está distraído a brincar ou a jogar. Ensine-lhe técnicas para se sentir relaxada, como ouvir música ou respirar fundo.

Foque a importância do distanciamento social. Para a criança, será provavelmente difícil manter-se afastada dos colegas e educadores. Encoraje-a a pensar noutras formas de se relacionarem e manterem unidos.

Pode ainda explicar-lhe que apesar destas medidas parecerem difíceis, muitos adultos estão neste momento a trabalhar para manter a segurança das crianças e famílias, enfatizando que todos são importantes nesta luta, seguindo as recomendações de forma a proteger os membros mais vulneráveis da comunidade.

Pedir ajuda

No regresso às aulas, para além da importância de controlar a saúde física e a aprendizagem da criança, é fundamental ficar atento aos sinais de stress e ansiedade. Tome atenção a sinais como: irritabilidade ou tristeza quando se fala da escola, recusa em fazer os trabalhos escolares, recusa em contactar os colegas e sintomas físicos de ansiedade como dor de cabeça ou dor de barriga. É normal existir um período de ajustamento à nova realidade, em que a criança deve ser apoiada num ambiente seguro e tranquilo. No entanto, algumas crianças, sobretudo aquelas que já experienciavam sinais de ansiedade, dificuldades de comportamento ou dificuldades de aprendizagem antes do confinamento, podem necessitar de ajuda especializada. Consoante a situação, pode ser necessária uma avaliação em consulta de Pediatria, Pediatria do Desenvolvimento, Pedopsiquiatria e Psicologia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório