Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Sim, lavar muito as mãos deixa a pele seca. Saiba o que fazer

Manter as mãos limpas é uma medida extremamente eficaz na prevenção da infeção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, mas a verdade é que pode deixá-las bastante secas e até gretadas.

Sim, lavar muito as mãos deixa a pele seca. Saiba o que fazer
Notícias ao Minuto

14:00 - 21/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Higiene

A camada mais superficial da pele é composta por uma gordura natural, que por sua vez age como barreira contra as agressões exteriores e mantém a derme hidratada, explica um artigo publicado no site do hospital CUF.

Todavia, com as lavagens consecutivas com sabonete, estes óleos são eliminados assim como a sujidade e micróbios, deixando as mãos secas se não forem tomados cuidados adicionais para que permaneçam macias.

Sendo que adicionalmente pode surgir desconforto, vermelhidão, descamação e até fissuras. 

Mais ainda, e segundo a CUF quem sofre de outras condições de saúde dermatológicas, tais como eczema, poderá experienciar um agravamento dos sintomas. 

O que fazer?

Mesmo que a pele das suas mãos esteja seca, deverá continuar a lavá-las por pelo menos 20 segundos, esfregando-as minuciosamente, inclusive entre os dedos e perto das unhas.

Leia Também: Covid-19: Mais importante do que lavar as mãos é fazer isto a seguir

"É importante que o faça com água tépida ou fria - a água quente tem uma ação mais abrasiva, eliminando a gordura da pele. Dê também preferência a um sabonete com ação hidratante e sem fragrância. Seque as mãos com uma toalha limpa, mas deixe ainda alguma água na pele. Outra alternativa é deixar as mãos secar ao ar", pode ler-se no site do hospital. 

Hidrate, hidrate e hidrate!

Após lavar, ainda com a pele das mãos húmida, aplique uma loção hidratante nas mãos. E se a derme está mesmo muito seca, então esfregue com um creme mais gordo e hidratante.

Faça o mesmo sempre que usar gel desinfetante

Uma boa dica, é transportar sempre consigo uma pequena embalagem de creme hidratante, seja na mala, ou armazenada numa gaveta na secretária do trabalho.

Outros tratamentos para as mãos secas

De acordo com a CUF, antes de ir dormir, pode aplicar uma camada generosa de creme hidratante, como um creme gordo. De seguida, calce umas luvas de algodão para estimular a hidratação.

Se preferir pode utilizar máscaras hidratantes em forma de luvas, que são aplicadas durante 20 minutos nas mãos.

Leia Também: É seguro lavar as mãos com detergente para a loiça?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório