Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Borbulhas, psoríase e queda de cabelo. O efeito do coronavírus na pele

A pandemia resultou, para muitos, num problema menos falado - o desenvolvimento de vários problemas dermatológicos.

Borbulhas, psoríase e queda de cabelo. O efeito do coronavírus na pele
Notícias ao Minuto

09:00 - 17/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19 e doenças de pele

A ansiedade e falta de exposição à luz solar durante a quarentena ou isolamento voluntário terá, segundo vários dermatologistas em entrevista à BBC News Brasil, desencadeado o crescimento e pioria de múltiplas doenças de pele. 

De acordo com Paulo Oldani, chefe do serviço de dermatologia do Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro, tal acontece porque o sistema nervoso e a derme estão intrinsecamente associados um ao outro.

Ou seja, inúmeras vezes o estado emocional reflete-se na saúde da pele. De certeza que já notou que o stress contribui, por exemplo, para o aparecimento de borbulhas. 

O stress provoca ainda inúmeras vezes caspa, enfraquece o cabelo, dermatite, manchas vermelhas na face ou psoríase, aponta o especialista à BBC

"Essa doença normalmente aparece em pessoas que têm uma predisposição genética. O gatilho pode ser o stress e a mudança de rotina. Em geral, há mais de uma causa, mas depende muito do paciente", diz Oldani.

psoríase consiste na formação de placas vermelhas escamativas nos cotovelos, joelhos e axilas e provoca comichão, inchaço e manchas encarnadas. 

Segundo Cristiano Horta, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e chefe do setor no hospital Ipiranga, em São Paulo, surgiram vários problemas de pele em alguns indivíduos que sofreram de Covid-19, devido ao tratamento ou medicação tomada, incluindo feridas na cútis, vermelhidão e inchaços. 

Horta menciona igualmente o aumento de incidência de dermatite de contato, que ocorre sobretudo em profissionais de saúde que passaram a usar ainda com mais frequência equipamentos de proteção, tais como luvas, botas de borracha e aventais que dificultam e retêm a transpiração.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório