Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Entenda por que motivo não deve beber café de estômago vazio (jamais!)

É a bebida favorita de muitos portugueses, porém, e pela sua saúde, antes de beber o seu cafezinho da manhã coma qualquer coisa...

Entenda por que motivo não deve beber café de estômago vazio (jamais!)
Notícias ao Minuto

08:21 - 16/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Perigos do café

Não, tomar café puro em jejum não é boa ideia. 

Segundo um estudo divulgado na Reader’s Digest, e partilhado na publicação Super Interessante o hábito aparentemente inocente pode ter consequências absolutamente nefastas para o sistema digestivo. Isto porque quando o café se instala no estômago vazio, o órgão produz ácidos que causam danos ao próprio estômago, o que por sua vez provoca indigestão e azia.

Mas, há mais. Beber café em jejum modifica o ciclo circardiano do corpo. Por outras palavras, devido ao aumento de cortisol no organismo o relógio biológico cessa de funcionar como deveria. O cortisol é a hormona responsável por nos manter em estado de alerta e com energia ao longo do dia. Ou seja, paradoxalmente e ao invés de nos deixar mais despertos a bebida pode assim causar cansaço e apatia.

A Super Interessante revela ainda que de acordo com Adam Simon, médico e diretor da PushDoctor.co.uk, em declarações ao jornal britânico Express, o hábito pode estimular a sensação de ansiedade, nervosismo, oscilações de humor, provocar dificuldades de concentração e aumentar a frequência cardíaca. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório