Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid 'para sempre': No futuro doença vai ser sazonal, dizem cientistas

Atualmente, vários vírus provocam mais problemas e aumento de casos de infeção em certas estações do ano, como por exemplo o vírus da influenza (causador da gripe) ou o da parainfluenza no Hemisfério Sul.

Covid 'para sempre': No futuro doença vai ser sazonal, dizem cientistas
Notícias ao Minuto

10:00 - 15/09/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Pandemia

Um artigo científico publicado no Frontiers in Public Health, e divulgado pela BBC News, sugere que, futuramente, o novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, irá como muitos outros transformar-se numa patologia respiratória sazonal, ocorrendo possivelmente em maior escala no outono e inverno.

Tal deverá ocorrer, após o alcance da imunidade coletiva ou através da descoberta e toma de uma vacina. 

"A Covid-19 veio para ficar e continuará a causar surtos ao longo do tempo até que a imunidade coletiva seja atingida. Assim, o público tem de aprender a viver com a doença e a continuar a praticar as melhores medidas de prevenção, incluindo usar máscaras, evitar aglomerações, distanciamento físico e higiene das mãos", afirmou Hassan Zaraket, líder do estudo e investigador da Universidade Americana em Beirute, no Líbano, num comunicado partilhado com a comunicação social. 

Acrescentando: "continua a tratar-se de um vírus novo e, apesar do rápido e crescente volume de evidências científicas sobre ele, ainda há muitas coisas desconhecidas. Se as nossas previsões serão confirmadas ou não no futuro, ainda não sabemos. Mas acreditamos que é muito provável que a Covid-19 se torne sazonal, como outros coronavírus". 

Sendo que a sazonalidade já foi recentemente referida para outros coronavírus, nomeadamente o NL63 e o HKU1, aponta a BBC.

Entretanto, o coronavírus conhecido por provocar a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers), e que em 2012 gerou surtos em diversos países, ainda produz atualmente infeções intervaladas e esporádicas", sem uma sazonalidade exata, destaca o artigo publicado no Frontiers in Public Health.

Leia Também: Anticorpos duram 4 meses, diz estudo. O quer isto dizer sobre reinfeção?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório