Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: É seguro fazer um procedimento estético? cirurgião responde

Cirurgias em que as vias respiratórias não podem ser isoladas são as que exigem maior atenção. Entenda.

Covid-19: É seguro fazer um procedimento estético? cirurgião responde
Notícias ao Minuto

17:45 - 08/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cirurgias plásticas

O primeiro passo é "avaliar a relação custo-benefício de cada procedimento face ao atendimento necessário ao paciente, tentando sempre minimizar o risco de contágio por Covid-19", explica o cirurgião plástico Luiz Toledo. 

Para o profissional, os procedimentos que requerem maior cuidado incluem os que precisam de intervenção na boca ou no nariz, nos quais não é possível isolar essas áreas.

Entretanto, cirurgias noutras partes do corpo ou rosto, nas quais as vias respiratórias podem ser isoladas, são mais seguras.

Na opinião de Luiz Toledo, "com cuidado e exames frequentes de diagnóstico da Covid-19, todos os tratamentos podem ser seguros".

Entre as medidas que ele próprio adotou destacam-se "a limitação de consultas presenciais, agendadas apenas quando estritamente necessárias e evitando a aglomeração de pacientes na sala de espera do consultório; a realização de rastreios à Covid-19 a funcionários e pacientes; o uso de equipamento de proteção por toda a equipa; a exigência do uso de máscara a todos (funcionários e pacientes); a colocação de divisórias de proteção nos locais de atendimento; e ainda o aumento da limpeza e higienização profunda e completa entre pacientes". 

Como tal, para o cirurgião, que exerce no Hospital Saint Louis em Lisboa, o fundamental "é seguir sempre as orientações médicas de segurança. Garantido isso, não haverá problemas. O que não é possível é tratar a pandemia como se fosse uma 'gripezinha' comum. Não é. Todo cuidado é pouco e a segurança dos pacientes é o nosso principal objetivo". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório