Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cavalo de Przewalsk: Cientistas clonam, com sucesso, espécie em extinção

Esta espécie de cavalos selvagens costumava cavalgar livremente no oeste da Mongólia e no norte da China. Na década de 1960, foram oficialmente extintos na natureza. Em 2008, foram classificados como 'Criticamente Ameaçados' pela União Internacional para Conservação da Natureza.

Cavalo de Przewalsk: Cientistas clonam, com sucesso, espécie em extinção
Notícias ao Minuto

11:00 - 07/09/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Ciência

O Jardim Zoológico de San Diego, nos EUA, anunciou recentemente o nascimento de um takhi, uma espécie de cavalos selvagens em extinção. Também conhecido como cavalo de Przewalski, é o primeiro clone bem-sucedido de um takhi, criado a partir de células preservadas e mantidas em  criopreservação (técnica de congelação de células e tecidos) provenientes de um cavalo de 1980.

Os cavalos de Przewalski têm um corpo distinto, sendo menores do que os cavalos 'modernos'. A sua pelagem é tipicamente bege ou castanha-avermelhada com uma barriga clara, que é curta durante o verão e torna-se muito mais espessa durante o inverno.

De acordo com o The Science Times, esta espécie de cavalos selvagens costumava cavalgar livremente no oeste da Mongólia e no norte da China. Na década de 1960, foram oficialmente extintos na natureza. Em 2008, foram classificados como 'Criticamente Ameaçados' pela União Internacional para Conservação da Natureza.

A sua quase extinção foi associada a atividades humanas - perda de habitat, caça e falta de fontes de água. Para ajudar a preservar a espécie, os takhis foram capturados, criados e reintroduzidos na Mongólia, Cazaquistão e China.

Em 2013, o Smithsonian Conservation Biology Institute teve outra abordagem para ajudar a conservar a espécie por meio de inseminação artificial. Após sete anos de esforços, um cavalo de Przewalski chamado Anne deu à luz uma potra fémea saudável.

O Jardim Zoológico de San Diego acredita que o takhi clonado é a chave para a diversidade genética que ajudaria a espécie a sobreviver. Mais tarde, Kurt será transferido para o San Diego Zoo Safari Park, onde viverá uma manada de cavalos de Przewalski e, eventualmente, se reproduzirá.

Há quarenta anos, o Jardim Zoológico criopreservou o ADN de um cavalo de Przewalski. O clone chama-se Kurt em homenagem ao Dr. Kurt Benirschke, que desde 1975preserva o ADN de espécies ameaçadas de extinção.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório