Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Alimentos ultraprocessados ​​associados a envelhecimento precoce

A ciência confirmou aquilo que já suspeitávamos.

Alimentos ultraprocessados ​​associados a envelhecimento precoce
Notícias ao Minuto

22:00 - 03/09/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Envelhecimento precoce

Um novo estudo revela que os produtos ultraprocessados, além de estarem associados a condições de saúde como a obesidade e a diabetes, também podem estar a acelerar o seu relógio biológico. Investigadores dizem que consumir alimentos ultraprocessados aumenta significativamente o risco de envelhecimento precoce. Mais especificamente, esses alimentos encurtam os marcadores de ADN que representam a idade biológica de uma pessoa.

O estudo concentra-se em telómeros, estruturas feitas de ADN e proteínas especializadas encontradas nas extremidades dos cromossomas. Cada célula humana contém 23 pares de cromossomas que contêm o nosso código genético. Embora os telómeros não carreguem informações genéticas, a Universidade de Navarra diz que eles são vitais para manter o seu ADN e cromossomas estáveis.

À medida que os humanos envelhecem, estes ficam mais curtos, tornando os telómeros num marcador-chave da nossa idade biológica. A investigadora Lucia Alonso-Pedrero e sua equipa descobriram que pessoas que comem mais de três porções diárias de utraprocessados têm duas vezes mais chances de ter telómeros mais curtos.

O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, examinou cerca de 900 pessoas (645 homens e 241 mulheres) com uma idade média de pouco menos de 68 anos. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório