Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Não, os poros não abrem e fecham. Dermatologistas explicam

Este é mais um mito do universo da beleza.

Não, os poros não abrem e fecham. Dermatologistas explicam
Notícias ao Minuto

17:00 - 01/09/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Pode borrifar o rosto com água gelada ou cobri-lo com uma compressa quente - os seus poros não abrem ou fecham. Nunca o fizeram e nunca o farão. Apenas mudam de tamanho.

Segundo a Harpers Bazaar, os poros são essencialmente buracos na pele conectados aos folículos capilares que permitem que o suor e o óleo cheguem à superfície. "Então, não vai quer eliminar totalmente os poros porque dessa forma não seria humano", diz a dermatologista Melissa Kanchanapoomi Levin, à mesma publicação. 

Os poros existem em todo o rosto, com especial concentração no centro, em torno da zona T. "Existem certos fatores que determinam o tamanho dos poros. Genética, danos causados pelo sol - se o colagénio ao redor dos poros se perder, eles podem esticar", diz a professora de dermatologia na Escola de Medicina de Yale, Mona Gohara. Embora os poros não consigam abrir ou fechar, eles podem aumentar de tamanho se o colagénio da pele for danificado. 

Se a perda de colagénio é a razão para os seus poros parecerem maiores de repente, nenhuma quantidade de água fria o vai ajudar. Em vez disso, aposte no retinol, o derivado da vitamina A favorito da pele, que aumenta a renovação celular e aumenta a produção de colagénio. Os danos do sol também contribuem para a perda de coagénio, por isso certifique-se de que coloca protetor solar todos os dias. 

Assim, a água quente e o vapor também não abrirão os poros. O que podem fazer é soltar a sebo do rosto, permitindo que este escorregue facilmente para fora dos poros.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório