Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

A fruta do verão: Figos, uma tentação em forma de gota

Para iniciar o mês de setembro na forma mais doce, o Lifestyle ao Minuto dá destaque aos figos. Trata-se de uma fruta de verão com características muito próprias e uma composição notável. Quem o diz é o nutricionista e autor do blogue 'Mundo da Nutrição' e do livro 'Duelos de Alimentos', João Rodrigues, na rubrica 'Alimento do Mês'.

A fruta do verão: Figos, uma tentação em forma de gota
Notícias ao Minuto

09:20 - 01/09/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimento do mês

Verão é sinónimo de praia, calor, sol… É sinónimo de comida mais leve, como saladas, cheias de cor e sabor, e de fruta fresca e sumarenta como melão, melancia, meloa, pêssegos, entre tantas outras. Mas quando o verão atinge o seu pico, e se começa a preparar para dar lugar ao outono, há uma fruta especial que começa a ganhar protagonismo. Não é sumarenta nem refrescante, mas sim doce e carnuda… o figo!

O figo é uma fruta única, com características muito próprias. Apresenta uma aparência discreta, normalmente em forma de gota, e a sua cor pode ser verde, amarela ou roxa. O seu tamanho é variável, mas normalmente mede 3-5cm. Quando maduro possui uma textura mole ao toque, sendo que a sua pele é comestível. O interior está repleto de pequenas sementes crocantes, envolvidas numa matriz filamentosa doce, suculenta e muito saborosa.

Do ponto de vista nutricional, o figo apresenta uma composição notável, principalmente devido à sua riqueza em fibra, vitamina B6, vitamina C, ferro e vitamina K. No entanto, é importante referir que devido ao seu elevado teor de hidratos de carbono, é das frutas mais calóricas, pelo que o seu consumo deve ser efetuado com moderação. 

Versatilidade na cozinha

O primeiro cuidado que deve ter é a escolha dos figos. Apesar de poder ter danos na pele, estes não devem atingir a polpa, pois quando o interior fica exposto, há o risco de contaminação com pequenas larvas, que podem ser confundidas com os filamentos internos do figo. A melhor forma de avaliar se os figos estão maduros é através da sua consistência, pois devem estar moles ao toque

Devem ser consumidos num curto espaço de tempo, pelo que o seu armazenamento no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado, pode ajudar a prolongar um pouco a validade (2-3 dias). Uma vez que o frio faz com que não fiquem tão saborosos, deve ter o cuidado de retirar os figos do frigorífico pelo menos 30 minutos antes de os consumir.

A forma mais simples de se consumir figos é ao natural. Pode ainda utilizá-los como entrada, pois como são uma fruta muito doce, combinam na perfeição com vários tipos de queijo. Há ainda que utilize os figos como ingrediente de saladas, ou mesmo de legumes salteados.

É também possível utilizar os figos em receitas doces, tais como bolos, pudins ou tartes, por exemplo. Alternativamente podem ser usados para preparar compotas.

Por último, os figos podem ainda ser secos, de forma a aumentar significativamente a sua conservação. A secagem pode ser efetuada recorrendo à exposição solar ou através de métodos artificiais, em equipamentos próprios para o efeito.

Potenciais vantagens associadas ao consumo de figos

A aparência do figo torna-o uma fruta única, principalmente por causa do seu incrível interior, repleto de sementes crocantes e filamentos, tudo envolvido numa polpa doce. Mas a sua rica composição nutricional não lhe fica atrás, e por isso o consumo de figos tem vindo a ser associado a vários potenciais benefícios.

O figo apresenta mais de 2% de fibra na sua composição, compreendendo fibra solúvel e fibra insolúvel. Consequentemente, trata-se de um alimento que contribui para o correto funcionamento do intestino, pois promove um aumento do teor de água das fezes. Além disso, os figos apresentam no seu interior inúmeras sementes pequenas. Por muito bem que se mastiguem as mesmas, há sempre muitas sementes que não são trituradas pelos dentes, sendo que depois atingem o intestino, provocando uma aceleração do trânsito intestinal. 

O consumo de figos pode ainda ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue, pois a fibra solúvel dos mesmos ao ser fermentada pelas bactérias intestinais pode ser convertida em ácidos gordos de cadeia curta. Entre outros efeitos, estas substâncias têm potencial para promover uma diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

O consumo de figos, principalmente em conjunto com alimentos ricos em proteína (iogurte, por exemplo), contribui para um aumento da sensação de saciedade. No entanto, convém não esquecer que se trata de uma fruta bastante calórica, pelo que o seu consumo deve ser efetuado com moderação

Esta fruta apresenta vários antioxidantes na sua composição, principalmente pertencentes à família dos polifenóis. Devido a isso, o seu consumo pode ajudar a proteger as células contra danos que possam induzir o aparecimento de cancro. Além disso, devido ao seu teor em fibra os figos têm propriedades laxantes, contribuindo dessa forma para que haja um menor risco de aparecimento de cancro no intestino.

Portanto, desde que consumidos com moderação, os figos podem e devem fazer parte de um padrão alimentar saudável e equilibrado, pois além da sua beleza e sabor, são também uma fruta muito interessante do ponto de vista nutricional! 

Curiosidades sobre o consumo de figos

  1. Nalguns países da bacia do mar Mediterrâneo os figos de pior qualidade são utilizados para preparar bebidas alcoólicas
  2. Os figos secos são utilizados para preparar extratos alcoólicos que servem para dar sabor a licores e ao tabaco
  3. Na China utilizam as folhas secas da figueira para preparar chá
  4. Na Grécia Antiga gostavam tanto de figos que criaram leis para proibir a exportação dos figos de melhor qualidade

João Rodrigues é autor do blogue  'Mundo da Nutrição' e do livro 'Duelos de Alimentos'. Para ficar a conhecer outras análises nutricionais, visite a página de Facebook ou de Instagram - @mundo.da.nutricao.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório