Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Fármacos para a Hepatite C podem reduzir mortalidade por Covid-19

A junção dos medicamentos daclatasvir e sofosbuvir, utilizada no tratamento da hepatite C pode ser benéfica no tratamento de quadros graves de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Fármacos para a Hepatite C podem reduzir mortalidade por Covid-19
Notícias ao Minuto

09:09 - 31/08/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Medicamentos contra SARS-CoV-2

Os 'superpoderes' do daclatasvir e do sofosbuvir, são relatados em vários estudos realizados no Irão, divulgados por sua vez em três artigos publicados no Journal of Antimicrobial Chemotherapy, e partilhados pela revista Galileu. 

Os investigadores criaram um fármaco composto por sofosbuvir e daclatasvir e procederam a testes iniciais com o tratamento, que revelou resultados clínicos positivos em doentes infetados com o novo coronavírus. Consequentemente, os cientistas querem agora continuar a analisar o fármaco, desta feita num ensaio clínico de vasta escala.

De acordo com a revista Galileu, numa das pesquisas, 66 voluntários foram divididos em dois grupos, um de controlo e outro de terapia. Os cientistas, apontam que 88% dos indivíduos que receberam o tratamento recuperaram passado 14 dias; já 67% do grupo de controlo alcançou o mesmo resultado nesse período de tempo.

Adicionalmente, os doentes tratados com daclatasvir e sofosbuvir ficaram em média hospitalizados durante seis dias, e os do grupo de controlo regra geral por oito dias. Mais ainda, as altas hospitalares e mortes por Covid-19 também foram menores entre quem tomou a medicação.

Entretanto num outro estudo, informa a Galileu, os doentes foram igualmente repartidos em dois grupos, porém enquanto a uns foi administrado ribavirina, outros receberam sofosbuvir e daclatasvir (em ambos os casos em combinação com a terapêutica padrão nacional que consistia em lopinavir/ritonavirhidroxicloroquina).

Os dados apurados apontaram que a duração média do internamento foi de cinco dias para o grupo tratado com sofosbuvir/daclatasvir e de nove dias para o grupo da ribavirina. A taxa de mortalidade entre os pacientes que receberam o tratamento para hepatite C foi de 6%, já a percentagem de mortos no grupo da ribavirina correspondeu a 33%.

Shahin Merat, o principal autor de um dos artigos, está otimista, mas salienta que ainda é cedo para tirar conclusões.

"Estudos maiores e bem planeados são necessários para confirmar os nossos resultados", afirmou Merat num comunicado emitido à imprensa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório