Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Por que cantam os pássaros de manhã cedo? É só um aquecimento...

Um novo estudo descobriu por que os pássaros tendem a ser tão barulhentos no início da manhã.

Por que cantam os pássaros de manhã cedo? É só um aquecimento...
Notícias ao Minuto

15:00 - 28/08/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Todo o cantor precisa de aquecer a voz e o mesmo acontece com os pássaros. Ouvimos estas aves a cantarolar do lado de fora da janela pela manhã, de forma, por vezes, estridente. Mas, se fica incomodado por esta 'chinfrineira', espere algumas horas e volte a ouvi-los cantar - a voz estará muito melhor à tarde.

Essa é a principal descoberta de um novo estudo, publicado na Animal Behavior, que procurou saber por que os pássaros tendem a ser tão barulhentos no início do dia. Em suma, eles estão apenas a aquecer a voz para uma melhor 'atuação' ao final do dia.

“É como se estivessem a aquecer nos bastidores, antes do sol nascer e da cortina subir”, disse o co-autor do estudo Stephen Nowicki, professor de biologia da Universidade de Duke, citado pela Study Finds.

As razões por trás das performances dos pássaros canoros no início da manhã iludiram os cientistas por décadas. Alguns teorizam que os pássaros cantam pela manhã simplesmente porque é uma hora tranquila do dia e, portanto, a melhor hora para fazer algum barulho. Outros levantam a hipótese de que os pássaros simplesmente não têm muito que fazer nas primeiras horas da manhã devido à falta de luz solar.

Para testar a teoria do 'aquecimento', a equipa de pesquisa registou 11 pardais machos durante duas ou três manhãs consecutivas. As aves foram observadas entre as 2 horas da manhã e o meio-dia.

Em suma, o estudo concluiu que quanto mais os pardais cantavam, melhores se tornavam as suas canções.

Os autores do estudo asseguram se o aquecimento ajuda os pássaros da mesma forma que os cantores humanos, mas especulam que a prática faz o sangue dos pássaros fluir e a temperatura subir de forma semelhante ao das pessoas.

Leia Também: A vitamina que é a chave para manter massa muscular após os 50 anos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório