Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Perda de olfato e paladar na Covid-19 é diferente da provocada pela gripe

Entenda as diferenças.

Perda de olfato e paladar na Covid-19 é diferente da provocada pela gripe
Notícias ao Minuto

08:02 - 20/08/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

A perda do olfato ou do paladar, conhecida como anosmia, foi reconhecida como um dos principais sintomas da presença do vírus SARS-CoV-2. Mas a perda destes sentidos causada pela Covid-19 é diferente da provocada pela gripe ou pela constipação. Quem o diz é uma equipa de investigadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, que realizou testes de cheiro e sabor em trinta pessoas - dez com Covid-19, outros dez com constipação forte e um grupo de controlo composto por dez pessoas saudáveis.

Segundo o estudo, quando os pacientes com Covid-19 apresentam perda de olfato, ela tende a ser repentina e severa. "Descobrimos que a perda de olfato é muito mais profunda nos pacientes com Covid-19", relata o professor Carl Philpott, líder do estudo, citado pela Galileu. "Eles são menos capazes de identificar os cheiros e não conseguem identificar os gostos amargos ou doces", acrescenta.

A acrescentar, a maioria das pessoas com coronavírus ainda consegue respirar livremente, não existindo secreção ou obstrução nasal — o oposto do que ocorre na gripe e na constipação. 

Os especialistas acreditam que o estudo pode ser útil para desenvolver testes de olfato e paladar para uma triagem mais rápida da Covid-19.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório