Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Estudo de Harvard diz que acupunctura pode ajudar pacientes com Covid-19

A acupunctura pode oferecer algum alívio para aqueles que sofrem com o novo coronavírus.

Estudo de Harvard diz que acupunctura pode ajudar pacientes com Covid-19
Notícias ao Minuto

08:00 - 18/08/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Enquanto o mundo aguarda por uma vacina, a acupunctura pode ajudar os pacientes com Covid-19. Estas são as crenças dos investigadores da Harvard Medical School que, num novo estudo, publicado esta quarta-feira no jornal Neuron, descobriram que a prática foi capaz de aliviar a inflamação em roedores.

Na pesquisa, o método tradicional chinês influenciou a capacidade dos roedores lidarem com uma tempestade de citocinas - uma resposta imunitária agressiva que pode causar inflamação pulmonar, pneumonia e morte em alguns pacientes com Covid-19.

“Esta é uma notícia empolgante”, disse ao Post a acupuncturista Sara Reznikoff, não afiliada ao estudo. “É sempre bom quando os estudos ocidentais confirmam o antigo sistema médico de cura da acupunctura e da medicina tradicional chinesa”, acrescenta.

As descobertas, no entanto, não a surpreendem. “A acupunctura é fantástica para ativar as habilidades de cura inatas do corpo, ajudando com a inflamação e acalmando o sistema nervoso. Tenho visto ótimos resultados no meu consultório, tratando pacientes com sintomas pós-Covid-19”, garante. “Estou feliz que a acupunctura esteja a ser considerada na luta contra a Covid-19”.

No novo estudo, os investigadores descobriram que os ratos que lidaram com uma tempestade de citocinas tiveram uma chance 40% maior de sobrevivência quando tratados com eletroacupunctura. Além disso, a acupunctura funcionou bem como prática preventiva: os roedores tratados com acupuntura antes de desenvolver uma tempestade de citocinas apresentaram níveis mais baixos de inflamação e a taxa de sobrevivência aumentou de 20 para 80%.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório