Nós, os humanos, somos dotados de habilidades cognitivas altamente avançadas que nos permitem realizar feitos impressionantes (e muitas coisas más também). Ainda assim, somos animais, o que significa que partilhamos características com outras especies.
Num novo estudo publicado na Frontiers in Veterinary Science, investigadores revelam que os pássaros e répteis são incrivelmente semelhantes aos humanos de uma maneira surpreendente: nas lágrimas. Como explicam os cientistas, a composição das lágrimas humanas imita de perto a de espécies de répteis, incluindo crocodilos e pássaros como papagaios.
De acordo com a CNN, a pesquisa decorreu no Brasil, onde os cientistas recolheram amostras de lágrimas de uma variedade de espécies animais diferentes, incluindo falcões, papagaios, tartarugas, tartarugas marinhas e jacarés. Quando comparadas às lágrimas humanas, não representaram uma correspondência exata, mas eram muito mais próximas do que se poderia esperar, com níveis semelhantes de certos eletrólitos.