Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco alimentos para um bronzeado bonito e natural este verão

Verão significa praia, muito sol e aquele bronzeado perfeito. A Maria do Pomar, juntamente com a nutricionista Mafalda Almeida divulgaram uma lista de cinco alimentos que ajudam a atingir um bronzeado bonito, natural e saudável.

Notícias ao Minuto

07:15 - 14/08/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bronze de sonho

"Estes são alimentos que para além de promoverem o bronzeado da pele, também ajudam a proteger dos efeitos negativos da radiação ultravioleta em excesso, por serem ricos em carotenóides – pigmentos presentes nas frutas e legumes que são responsáveis pelas cores dos mesmos, que vão do amarelo ao vermelho. Desta forma, é possível identificar os alimentos ricos nestes tipos de pigmentos pela sua cor", elucida a nutricionista Mafalda Almeida.

Eis, segundo Mafalda, os alimentos que deve ingerir neste verão.

Cenoura: um dos alimentos mais versáteis na cozinha, usada em saladas ou sumos, é conhecida por quem procura um bronze mais natural. Esta é rica em vitamina A e contém cerca de 5,6mg de caroteno por cada 100g, uma substância responsável pela produção de melanina e que ajuda a manter o bronzeado da pele. A cenoura é um snack ideal para levar para a praia, uma vez que para além de estimular o bronzeado, é baixa em calorias e rica em fibra, o que vai promover uma maior saciedade.

Beterraba: também rica em betacaroteno, evita o envelhecimento precoce da pele ao mesmo tempo que a protege dos raios solares. Faça uma salada com beterraba e junte cenoura, para um resultado mais eficaz.

Melancia: não só ajuda neste processo porque permite a produção e absorção de betacaroteno, mas porque é uma das frutas mais hidratantes de todas, por ser constituída em mais de 80% por água. A sua pele e o seu corpo agradecem, especialmente nos dias de maior calor.

Manga: não é por acaso que os alimentos com uma cor mais laranja, ajudam a bronzear, deve-se à presença de caroteno. A manga tem cerca de 1,8mg de caroteno por 100g e a sua ação antioxidante ajuda a dar à sua pele um aspeto mais saudável.

Abóbora: os últimos são sempre os primeiros e este legume não é exceção. A sua tonalidade laranja é um indicador de que é um alimento rico em betacaroteno, com cerca de 1mg por 100g, e que não pode faltar na sua alimentação se quer manter o bronzeado da sua pele.

A nutricionista recomenda o consumo entre 15 a 25mg de betacaroteno diariamente, o que equivale a três porções destes alimentos (por exemplo, duas cenouras e 1/2 manga).

Na opinião de especialista de Mafalda Almeida, "o betacaroteno é o carotenoide mais abundante nos alimentos e é um precursor da vitamina A, ou seja, depois de ingerido este converte-se, a nível intestinal, em retinol e de seguida em vitamina A. Esta é uma vitamina lipossolúvel, o que significa, que para que seja corretamente absorvida, necessita de uma fonte de gordura, desta forma, a junção de frutos secos às frutas e legumes descritos em cima são uma boa opção, visto que para além de promoverem a absorção de vitamina A, os frutos secos têm capacidade para atenuar o stress oxidativo que as radiações ultravioleta induzem no organismo. Por fim, além da ingestão deste tipo de frutas na dieta, que ajudam a prolongar o bronzeado da pele, é fundamental ter também outros cuidados como incluir uso de protetor solar na sua rotina de beleza e não estar exposto ao sol nas horas de maior calor". 

Os alimentos referidos podem ser adquiridos individualmente ou nos cabazes de Maria do Pomar no site

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório