Surpreendentemente, e segundo a ciência, beber líquidos quentes, tais como chá ou café quando está calor pode ser a melhor opção.
Um estudo realizado em 2012 por investigadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, analisou o efeito resultante do consumo de bebidas quentes na temperatura corporal.
Os resultados revelaram que beber algo quente pode arrefecer o corpo, porém apenas em condições caracterizadas por tempo seco.
Em declarações à revista norte-americana Smithsonian Mag, Ollie Jay, médico e um dos autores do estudo, explicou: "se ingere uma bebida quente, tal resulta numa menor quantidade de calor acumulada no interior do corpo, além de que o suor adicional que é produzido ao bebê-la evapora".
Por outras palavras, quando consome um líquido quente, começa a transpirar mais. À medida que esse suor se evapora, o corpo arrefece, ao compensar o calor adicional proveniente do fluído.
Assim que o suor começa a evaporar-se da superfície da pele, remove o excesso de calor convertendo a água do líquido em vapor.
Contudo, em condições húmidas o efeito de arrefecimento é menos eficaz, e ingerir bebidas quentes não vai de todo ajudá-lo.
Jay elucidou: "num dia muito quente e húmido, se está a vestir muitas camadas de roupa, ou se está a transpirar ao ponto de escorrerem gotas de suor e este não se evapora da superfície da pele, então beber algo quente é uma má ideia".
"A bebida quente acrescenta ainda um pouco mais de calor ao corpo, como tal o suor não vai auxiliar a evaporação. Opte por uma bebida fria".
Leia Também: Contra o calor e suor! O truque para a base durar o dia todo