Polo Norte deverá derreter totalmente até 2035, alerta estudo

Gelo no mar do Ártico vai desaparecer em poucos anos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
12/08/2020 10:13 ‧ 12/08/2020 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alterações Climáticas

Uma pesquisa realizada por investigadores da British Antarctic Survey (BAS), publicado revista Nature Climate Change, e divulgada pela revista Galileu, revela que o gelo poderá desvanecer-se no Ártico até 2035.

Há muito que as temperaturas elevadas que afetam o Polo Norte no decorrer do último período interglacial, aproximadamente há 127 mil anos, confundem os cientistas. E agora, com o auxílio do modelo climático Hadley Center, criado pelo UK Met Office, o serviço britânico de meteorologia, investigadores conseguiram finalmente confrontar as condições do gelo do mar Ártico de há milhares de anos com as da atualidade.

Leia Também: Bebés expostos à poluição podem sofrer lesões cerebrais

Segundo a Galileu, recorrendo ao modelo climático para observar o gelo marinho do Ártico no último período interglacial, os cientistas determinaram que a incidência dos raios solares na primavera criou lagos em demasia, que contribuíram significativamente para o derretimento do gelo. Sugerindo que o gelo do Polo Norte possa assim findar até 2035.

Maria Vittoria Guarino, líder do estudo, contou num comunicado emitido à imprensa: "os avanços feitos na modelagem climática significam que podemos criar uma simulação mais precisa do clima anterior da Terra, o que, por sua vez, nos dá maior confiança nas previsões do modelo para o futuro". 

Louise Sime, outra investigadora, pede ações de contenção iminentes.

"A perspectiva de perder o gelo marinho até 2035 deveria nos fazer focar num mundo com menos carbono, assim que for humanamente viável", disse.

Leia Também: A poluição do ar pode deixá-lo menos inteligente, alerta estudo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas