Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Carros e cães são melhores amigos: 8 dicas para transportar o seu patudo

Viajar de carro com um animal, sobretudo com um cão pode ser um verdadeiro desafio... mas nada tema.

Carros e cães são melhores amigos: 8 dicas para transportar o seu patudo
Notícias ao Minuto

08:00 - 16/08/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cães

Latem, ladram, saltam e até vomitam. É verdade viajar com o nosso melhor amigo não é fácil... por isso mesmo, a marca BMW dá oito dicas para conduzir com o seu cão como se fosse dar um passeio no parque. Sim, é possível!

Começar devagar

Prepare a viagem com antecedência. Deixe o animal explorar e familiarizar-se com o veículo aos poucos, ainda com o motor desligado. Pode pegá-lo ao colo ou tentar que o cão entre para dentro do carro aliciando-o com guloseimas. Pode por exemplo, para alimentá-lo no carro durante alguns dias, já que dessa forma o bicho irá formular associações positivas. Antes do início da viagem em si, passeie com ele, para que gaste energia acumulada e faça as necessidades.

Marcar território

Passear de carro é sinónimo de emoções fortes, como tal é importante manter uma boa rotina. Providencie um ambiente calmo e tranquilo ao cão, evitando ter o volume do rádio demasiado elevado e tenha em atenção a temperatura do carro. Na viagem leve objetos que o seu animal reconheça e associe a momentos positivos, para que se sinta em segurança, como por exemplo, um brinquedo ou uma manta. Adicionalmente, faça contato visual com o seu patudo de quando em quando durante a condução.

Proteger com segurança

Embora o Código da Estrada, classifique animais como ‘carga’, é imperativo que ao viajar com gatos e/ou cães, o seu transporte não prejudique a segurança e a condução, já que qualquer movimento súbito do seu bicho pode causar perigo ou um acidente. Segundo o Decreto-Lei nº 315/2003, o transporte de animais deve ser realizado em veículos e contentores adequados à espécie e ao número de animais a transportar relativamente ao espaço, ventilação e temperatura. Evite deixar o seu animal solto na deslocação, já que a multa pode variar entre os 60€ e os 600€.

Há três maneiras de transportar animais de estimação em automóveis:

Utilizar uma caixa transportadora. A caixa transportadora é a solução mais comum, além de proteger o animal durante a viagem, também o defende em caso de acidente. 

Cinto de segurança para cães e/ou gatos. Pode ser uma boa opção no caso de viagens mais longas, evitando que bicho permaneça na caixa transportadora muito tempo. 

Rede, grelha divisória ou grade para cães. Regra geral, fica colocada entre os bancos traseiros e o porta-bagagens, de modo a impedir que o patudo seja projetado para a frente. 

Procurar locais para fazer uma pausa

Viagens demoradas de carro são extenuantes para os cães. Pausas curtas ao longo do percurso dão a possibilidade de se esticarem, correrem, brincarem e relaxarem.

Sair do carro

Recomenda-se que pare o carro pelo menos de duas em duas horas, assim o animal pode fazer as necessidades e resguardar-se da ansiedade gerada por estar muito tempo fechado no mesmo lugar. Não se esqueça da trela!

Preparar comida com moderação

Snacks pesados antes de um passeio de carro são uma péssima ideia. Pode dar algumas guloseimas ao seu patudo antes da viagem. Alguns animais de estimação ficam doentes no carro e - assim como as crianças - podem vomitar. 

Stay cool

Se for ao café, por exemplo, não deixe o seu cão à espera no veículo com este calor. Alguns minutos num carro quente podem ser perigosos e ter as janelas abertas muitas vezes não é suficiente para manter o animal confortável e seguro. Leve o cão consigo.

Recompensa

Quando a viagem termina, dê uma recompensa ao seu animal de estimação, por ter chegado ao destino.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório