Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Gel antibacteriano pode causar bolhas e feridas quando exposto ao sol

Médicos da companhia farmacêutica Zava UK alertam que em certos casos o uso de álcool gel para desinfeção das mãos pode reagir à luz solar, causando queimaduras e bolhas dolorosas.

Gel antibacteriano pode causar bolhas e feridas quando exposto ao sol
Notícias ao Minuto

09:00 - 11/08/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle reação alérgica

O verão e as temperaturas elevadas estão aí e prometem ficar pelos próximos tempos. E é normal que no seu dia a dia, quer esteja de férias ou a trabalhar, transporte consigo gel antibacteriano para desinfetar as mãos sempre que achar necessário. 

No entanto, médicos da companhia farmacêutica Zava UK alertam que em certos casos o uso de álcool gel para desinfeção das mãos pode reagir à luz solar, causando queimaduras e bolhas dolorosas.

Em entrevista exclusiva ao jornal britânico Mirror Online, a médica Simran Deo explicou: "se passar longos períodos de tempo exposto diretamente ao sol, usando álcool gel nas mãos então pode provocar danos sérios na pele". 

"Apesar da causa desta reação ainda não ser inteiramente entendida, é do conhecimento geral que este tipo de álcool pode agravar condições como eczema, assim como a exposição ao sol". 

"Quando quem é afetado coça o eczema ou as bolhas que frequentemente se formam após o uso de gel anti-bacteriano, o processo pode provocar uma infeção, que pode assemelhar-se a uma queimadura, na medida em que a área fica vermelha, com líquido e a pele começa a escamar". 

Enquanto que limpar e desinfetar regularmente as mãos é essencial para delimitar a propagação da Covid-19, pessoas com condições de pele pré-existentes devem optar por lavá-las com água e sabão sempre que possível, ao invés de utilizarem álcool gel, segundo Deo

A especialista aconselhou: "usar sabão e água continua a ser a forma mais eficaz de higienizar as mãos após estarmos em contacto com superfícies sujas que possam conter o vírus, contudo tal nem sempre é possível quando estamos fora de casa. Use um creme sempre que possa".

Alternativamente, Deo recomenda o uso luvas de modo a reduzir o risco de formação de queimaduras e de bolhas.

Leia também: Covid-19: Mais importante do que lavar as mãos é fazer isto a seguir

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório