Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Fadiga crónica pode ser uma das sequelas a longo prazo da Covid-19

Especialistas norte-americanos estão a analisar os sintomas pós-virais provocados pelo novo vírus e a fadiga crónica parece ser das consequências mais comuns entre as pessoas que estiveram infetadas.

Fadiga crónica pode ser uma das sequelas a longo prazo da Covid-19
Notícias ao Minuto

12:26 - 09/08/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Encefalomielite miálgica, mais conhecida como síndrome de fadiga crónica, poderá ser uma das possíveis sequelas a longo prazo da contração do vírus da Covid-19. 

De acordo com dados recolhidos por especialistas norte-americanos do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças, cita a CNN, em 292 infetados em recuperação verificou-se uma média, em cada paciente, de 17 sintomas associados a este síndrome crónico, sendo que 35% dos doentes sofreram de fadiga, concretamente. 

Após sensivelmente seis meses do início da pandemia, vários têm sido também os casos reportados nos Estados Unidos de pacientes que após recuperarem da Covid-19 são diagnosticados com este síndrome. 

Um desses casos é um pivô da própria CNN. Chris Cuomo, que descobriu que estava infetado em 31 de março, ainda hoje está a batalhar contra uma fadiga extrema. Em declarações prestadas no seu programa, o jornalista revelou que lhe tinha sido diagnosticado Encefalomielite miálgica. "Tenho um nevoeiro no cérebro que não desaparece", explicou.

Já em 17 de julho, Anthony Fauci, o especialista em doenças infecciosas da Casa Branca, alertou: "Mesmo depois de nos livrarmos do vírus, vamos enfrentar os sintomas pós-virais. (...) É preocupante que muitas pessoas tenham um sintoma pós-viral que é muito semelhante com a Encefalomielite miálgica". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório