Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Sim, os cães podem identificar indivíduos infetados com novo coronavírus

Durante uma pesquisa, cães treinados por uma semana foram capazes de identificar corretamente 94% das amostras retiradas de indivíduos com Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Sim, os cães podem identificar indivíduos infetados com novo coronavírus
Notícias ao Minuto

12:40 - 06/08/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Diagnóstico da Covid-19

Um novo estudo alemão, realizado por cientistas da Universidade de Medicina Veterinária de Hannover, publicado na revista BMC Infectious Diseases, e divulgado em pormenor pela revista Galileu, aponta que os cães conseguem farejar pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Segundo os investigadores, animais treinados têm a capacidade de aprender em apenas oito dias a distinguir pessoas doentes com Covid-19, relativamente a quem não está afetado pela patologia pulmonar.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores usaram oito cães especializados em deteção de odores. Depois do treino, estes conseguiram reconhecer com precisão 94% das 1.012 amostras de saliva ou secreções da garganta de doentes com Covid-19. 

Conforme explica a Galileu, os patudos conseguiram isolá-las com sensibilidade média - deteção de amostras positivas - de 83% e especificidade - identificação de amostras de controle negativo - de 96%.

Esther Schalke, especialista em comportamento animal, e membro das forças armadas alemã, disse, num comunicado emitido à imprensa, que a identificação de cheiro nos cães é bastante mais eficaz do que seria de esperar.

"Todavia, ficamos surpreendidos com a rapidez com que os nossos cães poderiam ser treinados para detetar amostras de indivíduos infectados pelo SARS-CoV-2", contou Schalke

Na opinião de Holger A. Volk, presidente do departamento de medicina e cirurgia de pequenos animais da Universidade de Medicina Veterinária de Hannover: "construímos uma base sólida para estudos futuros explorarem o que os cães fazem e se podem ser usados para discriminar também entre diferentes estágios de doenças". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório