De visita a Almeirim, há duas paragens obrigatórias: ir comer uma Sopa da Pedra e o típico pão pequeno cozido no forno a lenha - as Caralhotas.
E se é apreciador vai gostar de saber que estas duas especialidades do concelho já são certificadas em Portugal. O processo foi analisado pelo Ministério da Agricultura que aprovou o pedido. A certificação já está a ser analisada na Comissão Europeia, que deverá concluir o processo no próximo ano.
“Esta certificação é não só fundamental para manter a tradição da Sopa da Pedra e das Caralhotas, mas também garante a quem vai experimentar estas duas especialidades, o possa fazer com a certeza de que são verdadeiras, e assim criar condições para que tenham cada vez mais valor acrescentado”, comenta o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, em comunicado .
Assim, com a aprovação da União Europeia, a Sopa da Pedra será o segundo produto no país com o reconhecimento de especialidade tradicional garantida (ETG). Já as Caralhotas receberam a Indicação Geográfica Protegida.