Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Micróbios do pénis podem contribuir para infeção vaginal grave

Falamos da vaginose bacteriana.

Micróbios do pénis podem contribuir para infeção vaginal grave
Notícias ao Minuto

10:03 - 04/08/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Já ouviu falar de vaginose bacteriana? Acontece quando a flora bacteriana da vagina fica descontrolada, permitindo a proliferação de bactérias más.

Apesar de ser a infeção vaginal mais comum em mulheres entre os 15 e os 44 anos, a vaginose bacteriana é uma condição séria, difícil de tratar e eliminar. Se uma mulher é infetada durante a gravidez, a vaginose pode causar o nascimento prematuro do bebé ou fazer com que nasça com um baixo peso.

Além disso, a vaginose bacteriana também deixa as mulheres em maior risco de contrair o VIH ou outras infeções sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia - doenças que podem desencadear outras doenças inflamatórias pélvicas e afetar a fertilidade.

Apesar dos perigos significativos, a vaginose bacteriana não tem uma causa conhecida, e parece acontecer a mulheres com parceiros sexuais múltiplos, bem como a mulheres que fazer o 'duche vaginal', o que pode afetar o equilíbrio de bactérias na vagina.

Agora, um novo estudo constata que os homens parecem desempenhar um papel fundamental na transmissão da vaginose bacteriana. Os investigadores encontraram bactérias relacionadas à vaginose nos micróbios do pénis masculino.

O estudo acompanhou 168 casais heterossexuais quenianos ao longo de um ano. Nenhuma das mulheres apresentava vaginose bacteriana no início do estudo, mas até o final do ano mais de 31% das mulheres desenvolveram a doença. Embora os micróbios penianos de cada homem fossem diferentes, houve uma correlação direta entre o microbioma de cada homem e a ocorrência posterior de vaginose bacteriana na sua parceira.

Usando uma análise por computador, os investigadores foram capazes de identificar 10 bactérias no pénis masculino que previam com precisão a ocorrência de vaginose nas suas parceiras.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório