Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

A transmissão do SARS-CoV-2 ocorre pelos olhos? Saiba se deve usar óculos

Sim, o vírus causador da Covid-19 pode ser contraído através dos olhos, apesar de ser menos provável.

A transmissão do SARS-CoV-2 ocorre pelos olhos? Saiba se deve usar óculos
Notícias ao Minuto

08:02 - 03/08/20 por Teresa David

Lifestyle Covid-19

Com base na evidência científica atual, sabemos que o vírus responsável pela Covid-19 se transmite, principalmente, através da disseminação de gotículas respiratórias. Estas são produzidas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala e podem ser inaladas pela boca e pelo nariz - daí as recomendações para usar máscara e ter em conta o distanciamento social  (2 metros).

E sim, segundo as autoridades de saúde, os olhos também fazem parte das portas de entrada do vírus. Existem, de facto, "evidências emergentes" de que as pessoas podem contraír o vírus de gotículas que flutuam no ar, confirmou a Organização Mundial da Saúde no início deste mês. E uma das maneiras pelas quais essas gotículas podem entrar no corpo é através dos olhos. A infeção também é possível ao tocar numa superfície contaminada e, depois, tocar nos olhos.

De acordo com o porta-voz clínico da Academia Americana de Oftalmologia, Thomas Steinemann, "contrair o vírus pelos olhos parece ser menos provável do que pelo nariz ou pela boca", disse à CNNSteinemann acrescenta que, se um número significativo de pessoas fosse infetado pelos olhos, os médicos provavelmente atenderiam mais pacientes com conjuntivite.

Então, deve usar óculos?

Esta quinta-feira, o principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, ao contrário do que havia defendido anteriormente, afirmou que para a pessoa comum, que trabalha em casa ou não entra em contacto próximo com outras pessoas, usar uma máscara facial e manter uma distância segura é, provavelmente, suficiente. À CNN, justifica a afirmação dizendo que os nossos olhos já têm uma proteção interna muito boa, como as nossas pálpebras e o reflexo de piscar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório