Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Não, as aulas de música não tornam as crianças mais inteligentes

Estudo publicado na Memory & Cognition vem contradizer mito comum.

Não, as aulas de música não tornam as crianças mais inteligentes
Notícias ao Minuto

07:00 - 03/08/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Muitos pais pensam que as aulas de violino ou piano vão ajudar o desempenho académico dos seus filhos. Esta é uma ideia bastante comum, mas um novo estudo vem contradizer essa crença. Investigadores do Japão e de Inglaterra concluem que as aulas de música não oferecem nenhum benefício às habilidades cognitivas ou notas de uma criança na escola.

Tocar qualquer instrumento musical ou ler notas musicais não é, realmente, fácil. Além disso, as habilidades que as crianças aprendem nas aulas de música, como concentração e diligência, podem ser aplicadas a outras áreas das suas vidas.

Para tentar perceber esta questão, investigadores da Fujita Health University, no Japão, e da Escola de Economia e Ciência Política de Londres analisaram evidências experimentais pré-existentes com foco na influência do treino musical na inteligência das crianças. 

No total, 54 estudos realizados entre 1986 e 2019 foram incluídos na análise. Todos esses dados abrangeram 6.984 crianças. Os investigadores concluem que as aulas de música são "ineficazes" para melhorar as capacidades académicas ou cognitivas dos mais novos. Isso vale independentemente da idade da criança, da quantidade de tempo que ela passou nas aulas de música e do tipo de habilidade (verbal, não verbal, etc.).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório