Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sobreviventes da Covid-19 têm risco de sépsis até um ano. Seis sinais

Especialistas alertam para que indivíduos que sofreram de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, estejam a par e saibam reconhecer os sinais precoces da condição que pode matar.

Sobreviventes da Covid-19 têm risco de sépsis até um ano. Seis sinais

Um levantamento realizado pela organização britânica sem fins lucrativos UK Sepsis Trust (UKST) apurou que uma em cada cinco pessoas que sofreram de Covid-19 e requereram internamento hospitalar apresentam uma probabilidade mais elevada de serem diagnosticadas com sépsis no espaço de um ano após terem recebido alta. 

A UKST estima que só no Reino Unido 100 mil pessoas receberão alta hospitalar tendo sofrido de Covid-19. 

Tal significa que cerca de 200 mil pessoas estarão em risco de sofrer de sépsis - condição muitas vezes fatal -, o que torna necessário, na opinião da organização, a divulgação de campanhas de alerta pelo governo e autoridades de saúde. 

A sépsis ocorre quando o sistema imunitário no corpo humano responde de forma exagerada a uma infeção, o que por sua vez pode levar à falência de órgãos e em última instância à morte.

Os especialistas creem que a Covid-19 tem a capacidade de danificar significativamente o sistema imunitário fazendo com que este não venha a responder adequadamente a futuras infeções - um estado que pode persistir durante vários anos.  

Um estudo publicado no Critical Care Medicine em 2015 sublinhou que 20% das pessoas eram readmitidas no hospital no espaço de 12 meses após um episódio de sépsis

Em estado de alerta

Ron Daniels, médico e fundador da UK Sepsis Trust, disse em declarações ao jornal The Sun que é extremamente importante que as pessoas que sobreviveram à Covid-19 - quer tenham experienciado sintomas ligeiros a moderados em casa ou no hospital - estejam a par dos sintomas. 

O especialista apontou que são seis os sinais de alerta de sépsis: discurso arrastado ou confusão, dor extrema nos músculos ou articulações, não urinar durante um dia inteiro, falta de ar severa, manchas na pele ou palidez e a 'sensação de que vou morrer'. 

A organização tem atualmente uma campanha que encoraja as pessoas a se questionarem a elas próprias 'pode ser sépsis?', de modo a assegurar que a condição está presente na mente dos doentes e dos médicos que os tratam. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório