Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Receita de bolas de Berlim de limão e maracujá by Filipa Gomes

A Garnier Ambre Solaire e Filipa Gomes uniram-se e criaram uma nova receita de Bola de Berlim, com o já tão característico 'twist' da apresentadora.

Receita de bolas de Berlim de limão e maracujá by Filipa Gomes
Notícias ao Minuto

18:53 - 27/07/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bolas de Berlim

Ao bolo fofo e tão adorado pelos portugueses, junta-se agora o sabor de duas frutas frescas numa receita fácil de fazer em casa, e que promete momentos deliciosos e muito doces.

A Garnier e Filipa Gomes desafiam-no com esta receita a colocar as mãos na massa e a preparar as suas bolas de Berlim. 

Bolas de Berlim com creme de limão-maracujá:

Ingredientes para as bolas

- 240ml de leite tépido;

- 5,5g de fermento de padeiro seco;

- 100g de açúcar;

- 50g manteiga com sal derretida;

- 2 ovos M;

- 500-600g farinha de trigo sem fermento;

- Óleo;

- Açúcar qb para polvilhar. 

Para o creme

- Polpa de 6 maracujás;

- Sumo de 2-3 limões;

- 150g açúcar;

- 30g amido de milho;

- 1 ovo inteiro + 3 gemas;

- 50g manteiga fria. 

Preparação

Numa taça média juntar o leite tépido e o fermento de padeiro seco. Misturar para dissolver. Acrescentar o açúcar, a manteiga derretida e os ovos, e bater. De seguida acrescentar 500g de farinha peneirada e misturar. Trabalhar a massa dentro da taça ou na bancada por 15 minutos à mão (ou 7 minutos na batedeira) até descolar e ficar elástica. (Se necessário ir acrescentando os restantes 100g de farinha, mas não mais que isso). Polvilhar uma taça com farinha e colocar lá a massa, tapar e deixar descansar num sítio ameno, por 2 horas ou até duplicar de volume.

Notícias ao Minuto© DR

Preparação creme

Num tacho juntar o amido de milho peneirado com o açúcar e mexer. Acrescentar o ovo inteiro mais as 3 gemas e bater até ficar cremoso. Numa chávena medidora deitar a polpa de 6 maracujás e acrescentar sumo de limão até perfazer 240ml. Juntar ao tacho, misturar e levar a cozer em lume médio, por 10-15 minutos, mexendo sempre até ficar espesso e fazer ponto de estrada. Por fim juntar a manteiga gelada e mexer até incorporar.

Cobrir com película aderente, garantindo que fica em contacto com o creme. Deixar amornar e levar depois ao frigorífico.

Quando a massa duplicar de tamanho, deitar sobre a bancada, formar um rolo e cortar em 12 partes iguais. Moldar bolas e colocar sobre um tabuleiro polvilhado com farinha, afastadas entre si. Cobrir com um pano e deixar descansar mais 30-60 minutos ou até dobrarem de volume. Entretanto aquecer 1l de óleo num tacho, até atingir os 150°-160°. Colocar 3 bolas de massa e assim que dourarem de um lado, virar para fritar do outro.

Escorrer sobre papel absorvente e passar por açúcar. Repetir o processo com as restantes bolas. Deixar amornar. Com uma colher mexer o creme de limão e maracujá e deitar num saco de pasteleiro. Cortar as bolas de Berlim ao meio, sem separar as 2 partes, e rechear com o creme.

Bom apetite!

Notícias ao Minuto© DR

Leia Também: Receita de brownie no micro-ondas (uma autêntica explosão de chocolate)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório