Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Identificados quatro fármacos com o potencial de combater SARS-CoV-2

Cientistas brasileiros da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), procederam à realização de testes in vitro com o intuito de avaliar a eficácia de 65 compostos químicos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Os resultados são animadores.

Identificados quatro fármacos com o potencial de combater SARS-CoV-2
Notícias ao Minuto

08:30 - 23/07/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Tratamento da Covid-19

Os investigadores isolaram quatro drogas farmacológicas com alto potencial de bloquear a infeção provocada pelo SARS-CoV-2, conforme avança um artigo publicado na revista Galileu.

Para efeitos daquela pesquisa, os cientistas realizaram testes in vitro - em culturas de células vivas - e in silico - através de simulação por computador - em 65 compostos já conhecidos e que são atualmente usados para o tratamento de outras condições de saúde. E no fim das experiências, os especialistas concluíram que o brequinar, o acetato de abiraterona, o extrato de Hedera helix e a neomicina poderão servir para tratar a Covid-19. 

De acordo com Ludmila Ferreira, coordenadora do Laboratório de Biologia de Sistemas de RNA da UFMG: "o mapeamento das intrincadas interações das drogas com os sistemas biológicos do corpo humano e do vírus indica como as substâncias cuja eficácia foi demonstrada nos testes in vitro poderiam atuar no sistema biológico". 

O brequinar e o acetato de abiraterona revelaram uma "atividade antiviral potente e seletiva" contra o novo coronavírus, segundo os académicos.

Já, o extrato de Hedera helix e a neomicina mostraram ter uma "atividade antiviral moderada". Para a equipa estes resultados são otimistas e requerem a realização de mais pesquisas. 

Os dados apurados foram publicados no portal científico de pré-impressões bioRxiv. Entretanto, as conclusões dos cientistas brasileiros ainda terão que ser revistas por uma equipa dos seus pares. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório