Se tem as coxas largas, temos boas notícias. Investigadores na China dizem que pessoas com excesso de peso ou obesidade que têm uma circunferência maior da coxa também apresentam menor risco de doença cardíaca. Mais especificamente, pessoas com coxas maiores apresentaram pressão arterial mais baixa do que os seus pares com coxas menores.
O estudo, publicado na Endocrine Connections, examinou 9.250 homens e mulheres chineses com mais de 40 anos. Mais de 5.300 pacientes foram considerados ter excesso de peso e obesidade.
Segundo os investigadores, homens acima do peso, com coxas com mais de 55 centímetros e mulheres com mais de 54 cm, têm geralmente menor pressão arterial. Pessoas com excesso de peso, mas com medidas menores (abaixo de 51 cm para homens e 50 cm para mulheres) tiveram maior probabilidade de serem diagnosticados com pressão alta.
A pressão alta coloca mais pressão no coração e pode levar à acumulação de gordura nos vasos sanguíneos, afetando o fluxo sanguíneo. Esse dano aumenta o risco de um doença cardíaca e derrame.