Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Pela sua saúde, não coma estes quatro alimentos ao pequeno-almoço

A questão sobre o que comer ao pequeno-almoço confunde muitos de nós, que oscilam entre hidratos de carbono, proteína e gordura.

Pela sua saúde, não coma estes quatro alimentos ao pequeno-almoço
Notícias ao Minuto

09:12 - 20/07/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentos proibidos

O pequeno-almoço dá o mote para o resto do dia, aumentando o estado de alerta e melhorando os níveis de concentração, explica Karolina Miskiewicz, professora na Universidade de Tecnologia de Lodz, na Polónia, no seu blog

Mais ainda, saltar a primeira refeição do dia é errado para quem pretende perder peso, isto porque ao almoço e jantar as calorias ingeridas são absorvidas em excesso pelo organismo. 

"O pequeno-almoço ajuda a manter os níveis de insulina estáveis e ao mesmo tempo reduz o risco de diabetes e de obesidade. Adicionalmente, dá energia para o resto do dia, o que por sua vez melhora a função cognitiva e o bem-estar geral", escreve Miśkiewicz

Todavia, a questão sobre o que comer para um pequeno-almoço saudável confunde muitos de nós, que oscilam entre hidratos de carbono, proteína e gordura.

Apesar de existirem várias teorias acerca do que constitui o pequeno-almoço ideal, segundo a professora ingerir gorduras em demasia atrapalha o transporte de oxigénio para os órgãos e atrasa a digestão. Entretanto, comer alimentos ricos em proteína magra e abundantes em fibra aumenta a saciedade. 

Eis, de acordo com Karolina Miskiewicz, quatro alimentos que não deve comer ao pequeno-almoço:

1. Pão com hidratos de carbono simples e rico em açúcar

Bagels ou pão branco não contêm nada mais do que açúcar e glúten - o que significa que passado pouco tempo estará novamente com fome.

2. Barras de cereais ou proteicas

Sim, trata-se de uma opção bastante prática. E a maioria destes produtos garante no rótulo serem ricos em proteína e fibra, mas a verdade é que grande parte está repleto de químicos e de açúcar. 

3. Iogurtes

Iogurtes com aroma parecem ser um alimento completamente inofensivo. Contudo, muitos iogurtes incluem sabores artificiais, açúcares adicionados e calorias. Leia o rótulo e opte por versões abundantes em proteína e probióticos

4. Batidos pré-comprados

Normalmente, apresentam um elevado teor de açúcar e são pobres em nutrientes. Se quiser ingerir um batido ao pequeno-almoço opte por prepará-lo você mesmo em casa, com fruta e sementes, por exemplo. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório