Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Covid-19. Mais de metade dos pacientes apresenta lesões no coração

Um novo e extenso estudo internacional aponta que mais de metade dos doentes hospitalizados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, sofre danos no coração.

Covid-19. Mais de metade dos pacientes apresenta lesões no coração

A pesquisa realizada por investigadores de 69 países apurou que 55% dos 1,261 doentes com Covid-19 analisados apresentavam alterações anormais no batimento cardíaco.

O estudo, financiado pela associação British Heart Foundation (BHF), determinou ainda que aproximadamente um em sete pacientes sofriam de algum tipo de disfunção cardíaca severa. 

Contudo, a maioria - 901 pacientes - jamais havia sido previamente diagnosticada com problemas cardíacos. 

Perante os dados apurados, os especialistas sublinham que a Covid-19 em si pode ter um impacto significativo e prejudicial no órgão vital. 

Os exames realizados ao coração identificaram anormalidades em 46% dos indivíduos e 13% foram diagnosticados com uma patologia coronária severa. 

Sonya Babu-Narayan, diretora médica associada na British Heart Foundation e cardiologista, disse: "quadros graves de Covid-19 podem resultar em lesões no coração e no sistema circulatório". 

"Necessitamos urgentemente de saber mais sobre o porquê de isto estar a acontecer de modo a podermos providenciar cuidados apropriados aos doentes, tanto a curto como a longo prazo".  

"Este estudo global - realizado no pico da pandemia - demonstra que devemos estar alerta para complicações cardiovasculares em pessoas com Covid-19, para se preciso adaptarmos o seu tratamento", explicou a cardiologista. 

O estudo, publicado no European Heart Journal - Cardiovascular Imaging, detetou a presença de lesões sobretudo entre as câmaras esquerda e direita do coração. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório