Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Colesterol no limite. Baixe os níveis com estas quatro dicas

O colesterol é um dos fatores de risco mais conhecidos para a ocorrência de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, que podem levar à morte.

Colesterol no limite. Baixe os níveis com estas quatro dicas
Notícias ao Minuto

14:00 - 15/07/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colesterol alto

No mundo, o colesterol alto é responsável por cerca de um terço de todas as patologias coronárias, estimando-se que provoque 18% do total das doenças cerebrovasculares (nomeadamente AVCs), 56% do das doenças isquémicas cardíacas e aproximadamente 4,4 milhões de mortes, representando cerca de 7,9% do total, conforme explica um artigo publicado no site do hospital CUF

Estima-se que cerca de 68,5% dos portugueses tenha níveis de colesterol iguais ou superiores a 190 mg/dl. E cerca de um quarto dos portugueses regista colesterol de risco elevado (>240 mg/dl) e 45,1% apresenta risco moderado (190-239 mg/dl). 

Segundo o portal Tua Saúde, os níveis elevados de colesterol ocorrem sobretudo como consequência do consumo de uma dieta abundante em gorduras saturadas e hidrogenadas e a um estilo de vida sedentário.

Eis, de acordo com o Tua Saúde, quatro dicas para reduzir o colesterol:

1. Pratique exercício físico

Atividades cardiovasculares como corrida, natação, ou bicicleta, são excelentes para diminuir o colesterol mau (LDL) na corrente sanguínea. Deve treinar no mínimo, 30 minutos, três vezes por semana. 

2. Coma alimentos ricos em fibra

Alimentos ricos em fibra solúvel, como grãos integrais, farelos de aveia, cevada e leguminosas, contribuem para absorver o excesso de colesterol no intestino e expeli-lo do corpo.

3. Beba chá preto diariamente

O chá preto contém teína, substância similar à cafeína que ajuda a combater as placas de gordura que se instalam no organismo. Beba três chávenas por dia. 

4. Ingira gorduras saudáveis

As gorduras saturadas, abundantes no bacon, presunto e em outros produtos de charcutaria e as hidrogenadas que abundam nos alimentos processados, aumentam os índices de colesterol LDL. Todavia, o consumo de gorduras saudáveis, que incluem as monoinsaturadas presentes no azeite extra virgem e os ácidos gordos ómega-3, presentes no peixe, diminuem o colesterol mau e aumentam o bom (HDL).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório