Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Pessoas que se recusam a usar máscara têm menor capacidade cognitiva

Optar por seguir normas de distanciamento social pode depender da quantidade de informação que a memória de cada indivíduo consegue reter.

Pessoas que se recusam a usar máscara têm menor capacidade cognitiva
Notícias ao Minuto

09:04 - 15/07/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Inteligência

A memória operacional é o processo natural de reter informação no cérebro durante um período breve de tempo - geralmente, por apenas alguns segundos. 

Segundo os cientistas, esta capacidade é indicadora de várias habilidades do foro mental, tais como inteligência, compreensão e aprendizagem. 

O novo estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, analisou a obediência às regras de distanciamento social impostas na fase inicial da pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19. 

Os investigadores da Universidade da California, nos Estados Unidos, apuraram que pessoas com uma memória operacional mais elevada têm uma maior consciencialização acerca dos benefícios de manter o distanciamento social e de usar máscara. E como tal, mostraram uma maior predisposição para cumprir as diretrizes impostas pelas autoridades de saúde no ínicio da pandemia

Weiwei Zhang, professor associado de psicologia e co-autor da pesquisa, disse: "quão mais elevada é a memória operacional, maior é a tendência para seguir normas associadas ao distanciamento social ou utilização de máscara". 

"Surpreendentemente, esta relação é sustentada mesmo após termos controlado estatisticamente fatores psicológicos e sócio-económicos, tais como quadros de depressão e ansiedade, traços de personalidade, educação, inteligência e rendimento", afirmou o professor. 

Para efeitos daquele estudo, os investigadores questionaram 850 indivíduos norte-americanos entre 15 e 23 de março - as duas primeiras semanas em que os Estados Unidos declararam o estado nacional de emergência devido à Covid-19. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório