Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Pasteurização do leite materno inativa SARS-CoV-2, revela pesquisa

Investigadores canadianos afirmam que o método usado em bancos de leite humano tem a capacidade de eliminar o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, protegendo assim a saúde dos bebés.

Pasteurização do leite materno inativa SARS-CoV-2, revela pesquisa
Notícias ao Minuto

12:34 - 13/07/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19 e amamentação

Um novo estudo publicado no Canadian Medical Association Journal, e divulgado na revista Galileu, aponta que é possível inativar o SARS-CoV-2 presente no leite materno através do processo da pasteurização.

Este método foi criado pelo cientista Louis Pasteur em 1862 e é definido pela esterilização de alimentos - tais como leite, iogurte, cerveja, queijo ou vinho-, sujeitando-os a temperaturas extremamente elevadas para de seguida arrefecê-los o mais rapidamente possível, de modo a eliminar os microrganismos danosos e patogénicos contidos na amostra. 

Conforme explica a Galileu, médicos de todo o mundo recomendam que as mães continuem a amamentar mesmo se doentes com Covid-19.

"No caso de uma mulher positiva para Covid-19 doar leite humano que contém SARS-CoV-2 — seja por transmissão pela glândula mamária ou por contaminação por gotículas, pele, bombas de mama e recipientes de leite —, esse método de pasteurização torna o leite seguro para consumo", diz Sharon Unger, professora da Universidade de Toronto, diretora médica do Banco de Leite Humano Rogers Hixon de Ontario e co-autora da pesquisa. 

O processo de pasteurização usado nestes casos é o Holder, no qual o leite é aquecido à temperatura de 62,5 °C durante 30 minutos. Este método inativa com sucesso vários vírus, tais como o VIH e hepatite, potencialmente transmissíveis através do leite materno. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório