Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

SARS-CoV-2. Pessoas com genes neandertais têm maior risco de complicações

Investigadores apontam que doentes infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, que apresentam variantes de ADN neandertal têm uma probabilidade 70% mais elevada de sofrerem de quadros graves da patologia pulmonar.

SARS-CoV-2. Pessoas com genes neandertais têm maior risco de complicações
Notícias ao Minuto

12:12 - 10/07/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

Dois cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, apuraram que um grupo de genes presente no terceiro cromossoma está associado à insuficiência respiratória que afeta pacientes com Covid-19, segundo informações avançadas pela revista Galileu.

O artigo científico, publicado no bioRxiv, explica que esses genes teriam sido herdados pelos humanos modernos (Homo sapiens) dos respetivos antepassados: os neandertais.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores examinaram 3.199 perfis genéticos de doentes hospitalizados e detetaram que os indivíduos que detinham variáveis de ADN neandertal tinham um risco 70% superior de sofrer de um quadro severo e potencialmente letal de Covid-19.

Os cientistas, analisaram genes com uma cadência de 30% no sul da Ásia, 8% na Europa, 4% no Leste Asiático e virtualmente inexistente em África. Sendo que a frequência mais elevada decorre em Bangladesh, país onde 63% da população é portadora de pelo menos uma cópia da mutação neandertal.

Hugo Zeberg, um dos cientistas envolvidos no estudo, disse em entrevista ao jornal The Jerusalem Post: "há pouco mais de uma semana, foi divulgada uma vasta quantidade de dados sobre o perfil genético de pacientes hospitalizados [com Covid-19] em diferentes partes do mundo". 

"Apercebemo-nos que uma determinada variante de ADN cuja presença aumenta a probabilidade de sintomas graves se aproximava significativamente de um segmento do genoma neandertal".

"Nesta fase [do nosso estudo], trata-se somente de uma observação. Muitas pessoas estão a estudar essa mutação, o seu significado e por que motivo está correlacionada com a Covid-19. Mais resultados resultarão do trabalho e colaborações de cientistas em diversos campos", concluiu Zeberg.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório