Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

O seu gato corre como um louco pela casa? Quatro motivos

Se é dono de um gato de certeza que já presenciou este típico comportamento de 'loucura felina'.

O seu gato corre como um louco pela casa? Quatro motivos
Notícias ao Minuto

19:00 - 09/07/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Comportamento felino

Apesar de na maioria das vezes se tratar de um comportamento normal, segundo o portal Perito Animal por vezes também pode significar que algo não está bem com o seu bichano.

Quatro dos principais motivos que podem estar por trás desse comportamento 'maníaco' e explosivo, sem motivo aparente:

1. Higiene

Inúmeros especialistas creem que muitas vezes o gato corre desenfreadamente por razões de higiene, um fator de extrema importância para este animal. Se repara que o seu gato corre como um louco após utilizar a caixa de areia, o motivo deve-se ao facto que depois de defecar, este quer afastar-se das fezes com máxima urgência. 

2. Instinto de caça

Antes de serem animais domésticos, os gatos são predadores naturais e esse instinto está sempre presente. Quando se comporta de forma agitada pode estar a simplesmente a demonstrar os seus dotes de luta e de caça.

O que acontece, como explica o Perito Animal, quando o felino não precisa de usar essas técnicas para obter comida, pode somente correr pela casa por manter inatamente esse instinto de caça que remete ao seu estado selvagem.

3. Pulgas

Se o gato estiver infestado com pulgas tal pode explicar a sua explosão repentina de energia. O bicho pode estar a sofrer de uma alergia à picada da pulga ou sentir comichão e correr em busca de alívio. Neste caso deverá procurar um veterinário. 

4. Excesso de energia

Esta é sem duvida alguma a explicação mais comum para quando um gato corre como um louco, nada mais nada menos do que energia acumulada. 

Segundo a investigadora e consultora de comportamento felino Mikel Delgado, os gatos tendem a ser mais ativos quando os donos são igualmente mais ativos. Ou seja, quando o dono está fora de casa o felino está menos enérgico e regra geral dorme durante várias horas, mudando drasticamente o seu comportamento quando o tutor regressa a casa e aí sim: está repleto de energia para gastar!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório