Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Pacientes recuperam o olfato e o paladar? Nem todos...

A perda do olfato ou do paladar, conhecida como anosmia, foi reconhecida como um dos principais sintomas da presença do vírus, mas um novo estudo descobriu que nem sempre voltam.

Covid-19: Pacientes recuperam o olfato e o paladar? Nem todos...
Notícias ao Minuto

08:25 - 06/07/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Cerca de 10% das pessoas que perderam o olfato e o paladar devido ao novo coronavírus nunca os recuperaram, diz um novo estudo publicado na revista JAMA Otolaryngology - Head and Neck Surgery.

Segundo a BBC, a pesquisa italiana descobriu que 49% dos pacientes recuperaram totalmente o olfato ou o paladar e 40% melhoraram, mas o restante relatou que os sintomas permaneceram os mesmos ou pioraram.

Para chegar a esta conclusão, a equipa estudou 187 italianos que estavam infetados, mas não estavam doentes o suficiente para serem hospitalizados. Eles foram convidados a avaliar o olfato ou o paladar logo após serem diagnosticados e um mês depois.

Do total de 113 que relataram uma mudança no olfato e/ou paladar, 55 disseram ter recuperado completamente, 46 relataram melhorias nos sintomas e 12 disseram que os seus sintomas estavam inalterados ou piores. Aqueles que relataram sintomas graves disseram ter levado mais tempo para melhorar. 

A professora Claire Hopkins, uma das investigadores, disse que a sua equipa se encontra a fazer mais pesquisas sobre pessoas com sintomas duradouros. "Os dados de outras doenças virais, e alguns dos novos dados que estamos a recolher, sugerem que a grande maioria das pessoas ficará melhor, mas para alguns a recuperação será lenta", disse a professora à BBC.

"Para as pessoas que recuperam mais rapidamente, é provável que o vírus tenha afetado apenas as células que revestem o nariz", argumenta. “Para pessoas que recuperam mais lentamente, pode ser que o vírus também tenha afetado os nervos envolvidos no cheiro. Pode levar mais tempo para que essas células nervosas se reparem e se regenerem”, acrescenta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório