Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Bebés reconhecem e ficam felizes quando são imitados

Um estudo realizado na Suécia afirma que aos seis meses de idade os bebés já conseguem perceber quando um adulto está a imitar as suas ações e surpreendentemente criam empatia com as pessoas que o fazem.

Bebés reconhecem e ficam felizes quando são imitados

A pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Lund, publicada no PLOS One, e divulgada na revista Galileu, aponta que os bebés sabem quando o seu comportamento está a ser imitado e gostam!

O estudo foi conduzido através de visitas ao domicílio de pais que se haviam voluntariado.

Durante a visita, uma investigadora brincou com bebés de seis meses de quatro maneiras distintas: imitou tudo o que eles faziam de forma espelhada; como se fosse um espelho ao contrário; copiou as ações corporais dos pequenos enquanto mantinha o rosto neutro; e reagiu com uma ação diferente da do bebé. A última técnica chama-se resposta contingente, e corresponde à forma como os pais tendem a reagir às ações e comportamento dos filhos. 

No decorrer do estudo, os académicos notaram as crianças sorriam durante mais tempo e tentavam mais frequentemente chamar a atenção do adulto quando ocorria o espelhamento ou cópia das suas próprias ações.

"A imitação de bebés parece ser uma maneira eficaz de despertar o interesse e o vínculo com eles", afirma Gabriela-Alina Sauciuc, líder estudo, num comunicado. 

Os cientistas creem que é a partir da imitação que os bebés começam a aprender e aperceber-se das diferentes regras sociais e rotinas de interação, e que essas ações partilhadas geram por sua vezes a partilha de sentimentos e intenções.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório