Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19. Um em cada 20 doentes continuam infetados após 14 dias

Um em cada 20 pacientes infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, propagam o vírus mesmo após duas semanas do contágio inicial, revela a publicação Sage.

Covid-19. Um em cada 20 doentes continuam infetados após 14 dias
Notícias ao Minuto

11:41 - 29/06/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Contágio

Os cientistas estão a alertar ministros de todo o mundo que até 5% dos indivíduos admitidos nos hospitais podem representar um risco significativo de disseminar a Covid-19. 

O artigo científico, apresentado ao departamento governamental britânico Scientific Advisory Group for Emergencies (Sage), afirma que doentes graves podem infetar outros até 20 dias depois.

Segundo o artigo, este grupo representa "um risco de transmissão futura para os cuidadores e coabitantes". 

Os especialistas alertam: "é recomendada uma intervenção fundamentada no risco, sobretudo para pessoas que recebem alta hospitalar e são transferidas para ambientes nos quais irão potencialmente interagir com indivíduos vulneráveis (como por exemplo em lares de idosos). 

As recomendações do Sage baseiam-se na revisão de evidências disponíveis relativas à carga virar em pacientes hospitalares com Covid-19 - no Reino Unido e no mundo inteiro. 

Início dos sintomas

A equipa - liderada pelo Professor Peter Horby, epidemiologista na Universidade de Oxford, no Reino Unido - apurou que a maioria das pessoas já não estão infeciosas doze dias após o início dos sintomas. 

Contudo, os investigadores alertam: "uma pequena proporção de doentes internados em hospitais continuam infetados até ao vigésimo dia". 

De acordo com os especialistas, a maioria desses pacientes são idosos e podem após receber alta voltar para os lares de idosos. 

Sendo assim, de modo a reduzir o risco de transmissão posterior, deverão ser administrados testes de anticorpos e de recolha de saliva aos cuidadores e residentes desses espaços após recuperarem do vírus e antes de regressarem ao respetivo lar. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório