Conforme reporta a publicação especializada PeritoAnimal, a obrigação dos donos é ajudá-los a manterem-se saudáveis. Não só é essencial que o gato tome todas as vacinas obrigatórias, assim como o tutor deve levar o animal a uma visita semestral ou anual ao veterinário.
O PeritoAnimal dá algumas dicas de sinais que indicam que o seu gato está doente:
1. Alterações no aspeto e comportamento
Quando os felinos estão doentes, geralmente ficam fracos, apáticos e sem ânimo. O bicho tende ainda a dormir mais do que o costume.
A súbita perda de apetite é outro sinal de que algo se passa. Perante este cenário, é fundamental que o gato se mantenha hidratado. Caso recuse beber água leve-o de imediato ao veterinário - isto porque quando este animal é envenenado não come nem bebe, por sentir dores agonizantes no estômago.
2. Febre
No caso de febre o focinho do animal tende a ficar seco e quente, e o pelo sem brilho. Use um termómetro para medir a temperatura anal do gato. Se for superior a 39ºC o seu estado é febril e deverá levar o bicho ao veterinário.
3. Fezes e urina
Monitorize a regularidade com que o gato urina, uma vez que poderá ter algum problema renal ou de bexiga. Tenha atenção e verifique se o gato urina fora da caixa de areia. O comportamento incomum pode indicar que está a ter problemas em urinar, e pode ser um sinal de alguma condição renal.
4. Ronronar forte
Se o ronronar do felino é intenso e fora do normal, tal é um sintoma de que não se sente bem e está a tentar 'dizer-lhe' precisamente isso.
Se isto ocorrer, apalpe suavemente todo o seu corpo e procure inflamações, altos ou feridas. Mais uma vez, meça-lhe a temperatura e leve-o ao veterinário o mais rapidamente possível.