Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Já tomou a bica? Sete dicas para fazer o café absolutamente perfeito

Torne o seu café ainda mais delicioso.

Já tomou a bica? Sete dicas para fazer o café absolutamente perfeito
Notícias ao Minuto

10:17 - 24/06/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Café

A seguir à água o café é a bebida mais consumida em todo o mundo - e sem dúvida alguma é indispensável para a maioria dos portugueses, que não dispensam o seu café, bica ou cimbalino diário (ou mesmo várias vezes ao dia)! 

Por isso mesmo partilhamos consigo as instruções do renomado barista Keiko Sato, reunidas pela revista Galileu, para fazer o café perfeito!

O que nos diz, vai um cafezinho? 

1. O primeiro passo é a compra. Se puder opte por grãos, e não pelo café já moído. Em ambos os casos, tenha atenção a data de validade e procure comprar o café mais fresco possível.

2. Compre quantidades pequenas, preferencialmente o que vai consumir naquela semana, e armazene bem o café. E jamais o coloque no frigorífico, sublinha Sato

3. Apure qual é a moagem indicada - fina ou grossa - para o tipo de café que deseja. Lojas especializadas podem moer o café por si. 

4. Preste especial atenção à quantidade. Regra geral a proporção indicada corresponde a 10% de café para 90% de água. Ou seja, por exemplo, para 200 ml irá necessitar de 20 gramas. 

5. A água não tem de estar a escaldar. O calor em demasia confere um gosto desagradável a queimado, interferindo na degustação e é danoso para a saúde. 

6. Se usar um filtro de papel, antes de colocar o café coloque água quente no mesmo - tal irá retirar o seu gosto característico de celulose.

7. E finalmente, mais uma dica para o café coado. Ponha a água aos poucos, com movimentos circulares. A pré-infusão faz com que o café receba a água quente de forma homogénea. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório