Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estudo revela como a falta de sono aumenta o risco destas doenças

Não consegue dormir bem? Este artigo é para si.

Estudo revela como a falta de sono aumenta o risco destas doenças
Notícias ao Minuto

18:29 - 18/06/20 por Teresa David

Lifestyle Saúde

Há muitos anos que a ciência sabe que existe uma associação entre o chamado sono interrompido e um risco aumentado de doença cardiovascular. Porém, o mecanismo que causa esse risco tem iludido os cientistas - até agora.

Num estudo publicado na PLOS Biology, investigadores da Universidade da Califórnia afirmam que o sono interrompido causa uma resposta inflamatória que pode fazer a aterosclerose (o entupimento das artérias pela placa de colesterol) piorar e aumentar o risco de derrame.

Para chegar a esta conclusão, a equipa recrutou 1600 adultos para participarem em estudos do sono, para que pudessem monitorizar as suas vias inflamatórias enquanto dormiam. Mais concretamente, os investigadores procuraram determinar como as perturbações do sono afetam os níveis de dois tipos de glóbulos brancos que contribuem para a resposta inflamatória do corpo: neutrófilos e monócitos. Além disso, analisaram os níveis de depósitos de cálcio causadores de placas nas artérias coronárias.

O estudo mostra uma relação entre os movimentos durante o sono e um aumento nas medidas de neutrófilos e cálcio. O aumento não foi visto nos níveis de monócitos. Assim, os investigadores concluem que a má qualidade do sono leva a um aumento de neutrófilos, que por sua vez leva a um aumento dos depósitos de cálcio e à piora da aterosclerose

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório