Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Estudo diz que as pessoas mentem para parecerem mais honestas. Entenda

Uma verdade desonesta?

Estudo diz que as pessoas mentem para parecerem mais honestas. Entenda
Notícias ao Minuto

22:00 - 16/06/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um estudo recente diz que algumas pessoas realmente preferem mentir por receio de que a verdade prejudique a sua reputação.

O estudo, publicado no Journal of Experimental Psychology: General, analisa várias experiências que testam como as pessoas lidam com situações em que obtêm uma vantagem financeira sobre outras. Segundo os investigadores, várias pessoas optaram por mentir sobre a sua boa sorte porque dizer a verdade pode fazer com que pareçam egoístas ou desonestas.

"Muitas pessoas se preocupam muito com a sua reputação e como serão julgadas por outras pessoas e, uma preocupação em parecer honesto, pode superar o desejo de ser realmente honesto", diz o autor principal Shoham Choshen-Hillel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, citado pela Study Finds. "As nossas descobertas sugerem que quando as pessoas obtêm resultados extremamente favoráveis, antecipam as reações de outras pessoas e preferem mentir e parecer honestas do que dizer a verdade e parecer mentirosas egoístas".

Para chegar a esta conclusão, uma das experiências contou com a participação de 115 advogados, que foram informados de que o caso em que trabalhavam levaria entre 60 e 90 horas faturáveis. Metade dos advogados foi informada de que o caso levava 60 horas para ser concluído. Disseram à outra metade que poderiam cobrar 90 horas de trabalho ao cliente. Os investigadores dizem que 18% dos advogados que conseguiram cobrar 90 horas mentiram e relataram menos horas de trabalho.

Quando perguntados sobre o motivo, os advogados admitiram que estavam preocupados com o facto de o cliente se sentir enganado e pensar que o advogado mentiu sobre a conta.

Nessa experiência, os autores também observaram que 17% do grupo de 60 horas aumentaram as suas horas para poder cobrar mais ao cliente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório