Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Indivíduos com esta doença têm dobro do risco de morrer de Covid-19

Pressão alta ou hipertensão duplicam a probabilidade de morte pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, apurou um novo estudo.

Indivíduos com esta doença têm dobro do risco de morrer de Covid-19

Contudo, e apesar do receio de que a medicação usada para tratar a condição pudesse aumentar a susceptibilidade à infeção, uma equipa de médicos, envolvidos num novo estudo publicado no European Heart Journal, concluiu que se trata precisamente do oposto. 

Aliás, aqueles que optam por não tomar medicação para controlar a pressão alta apresentam um risco ainda mais elevado de padecer de Covid-19. 

Os investigadores examinaram aproximadamente três mil pacientes admitidos no hospital de Wuhan, na China, entre fevereiro e março.

A professora e líder do estudo Fei Li disse que quem sofre de hipertensão "deve cuidar especialmente bem da sua saúde e ter ainda mais atenção o seu bem-estar se estiver infetados". 

O estudo apurou que cerca de metade dos pacientes que morreram de Covid-19 sofriam de pressão alta. 

Fei Li afirmou que os pacientes com hipertensão "têm de entender que estão num grupo de risco e que há uma grande probabilidade de morrerem de Covid-19". 

Entretanto, outros especialistas creem que a toma de medicação para a pressão alta pode tornar essas pessoas mais vulneráveis à doença - defendendo que esses fármacos podem facilitar a entrada do SARS-CoV-2 nas células. 

Todavia, sugerem que os pacientes não devem parar ou alterar o tratamento anti-hipertensivo que lhes foi prescrito. 

O professor Ling Tao afirmou: "alguns investigadores levantaram preocupações de que os inibidores AARs poderiam estar a facilitar a entrada do novo coronavírus nas células, tornando assim as pessoas mais predispostas a contraírem a doença". 

"Os resultados levaram-nos para a direção oposta, registando uma tendência favorável aos inibidores ACE e BRA. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório